Construídos em Viana, primeiros navios de cruzeiro 100% portugueses chegam a Lisboa

A chegada dos navios de cruzeiro a Lisboa
José Manuel Cabo
Navios vão permanecer na capital até poderem reiniciar atividade.
Corpo do artigo
Dois dos navios de cruzeiro da Mystic Cruises, construídos em Viana do Castelo, chegaram esta quarta-feira a Lisboa. O World Explorer e o World Voyager navegaram para a capital com o objetivo de libertar espaço nos estaleiros da West Sea, na cidade minhota, para que se possa dar início aos trabalhos de conclusão do terceiro e quarto paquetes da mesma frota.
A chegada foi antecipada pelo próprio empresário Mário Ferreira, da Mystic Cruises, na terça-feira, na sua página de Facebook.
"Momento único. Amanhã, dia 4, pelas 11h00, teremos a chegada a Lisboa dos dois belos navios de cruzeiro construídos em Portugal, o World Explorer e o World Voyager. Navegarão lado a lado até ao novo terminal de cruzeiros, onde permanecerão até ser possível reiniciar a atividade outra vez, se tudo correr bem lá para abril de 2021", escreveu Mário Ferreira no Facebook.
https://www.facebook.com/mario.ferreira1/posts/1866994453432715
Em comunicado, a empresa ressalva que, num ano particularmente difícil para a indústria de cruzeiros, mantém os seus planos de expansão.
"Num ano que tem sido particularmente difícil para a indústria de cruzeiros, colocando em risco algumas das maiores empresas do setor e milhares de empregos a nível mundial, as empresas da MysticInvest, holding portuguesa que agrega a Mystic Cruises, mantiveram em curso os seus planos de expansão, com uma forte aposta no desenvolvimento e construção naval, reforçando a sua posição no mercado mundial no cruzeiro", pode ler-se na nota.
Estes dois navios, com capacidade para 200 passageiros e 130 tripulantes, estão preparados para navegar na Antártida, no Ártico e realizar cruzeiros transatlânticos. Em setembro do ano passado, o World Explorer chegou mesmo a ser considerado um dos navios mais ecológicos da Europa pela NABU-Natural and Biodiversity Conservation Union, num ranking que contém as embarcações de cruzeiro menos poluentes da Europa.
O modelo destes navios permite-lhes também visitar portos de pequena dimensão, atracando em espaços como os centros históricos das cidades, onde outros paquetes não conseguem. Além disso, o facto de o World Explorer ter nascido de uma parceria entre a Mystic Cruises e a Rolls-Royce permite-lhe ser equipado com motores híbridos, sem utilização de combustíveis pesados.