Governo português vai reforçar serviços consulares devido à procura elevada.
Corpo do artigo
Os consulados de Portugal no Reino Unido vão ser reforçados com mais 11 funcionários durante seis meses para acelerar o atendimento e emissão de documentos.
Segundo confirmou à TSF o secretário de Estado das Comunidades, o Consulado Geral de Londres vai ter mais sete funcionários e o de Manchester mais quatro.
Cinco são do funcionários Ministério dos Negócios Estrangeiros, três são técnicos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e três são técnicos do Instituto dos Registos e Notariado.
TSF\audio\2019\04\noticias\29\jose_luis_carneiro_2_6_meses
O objetivo é reforçar a resposta na renovação de cartões de cidadão e passaportes, num período de muita procura devido ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia.
TSF\audio\2019\04\noticias\29\jose_luis_carneiro_3_estimativa
A medida faz parte de um plano de contingência que inclui o alargamento do horário de atendimento durante a semana iniciado no início deste mês nos dois postos e a abertura do consulado de Manchester ao sábado em semanas alternadas até ao final do ano.
Apesar de o Brexit continuar num impasse e de a saída ter sido adiada da data inicialmente prevista de 29 de março para até 31 de outubro, as autoridades britânicas já abriram o esquema de regularização do estatuto migratório obrigatório para os cidadãos europeus residentes no Reino Unido.
Os portugueses precisam de apresentar o passaporte ou cartão do cidadão para se candidatarem ao estatuto de residentes no país pelo menos até ao final de 2020.
Para mais esclarecimentos está disponível a "Linha Brexit", através do telefone +44 203 636 8470 e do email cac.ru@ama.pt.