
epa07478566 Brexit protesters demonstrate outside Parliament in London, Britain, 01 April 2019. British Members of Parliament are taking part later in the evening in indicative votes on alternative versions for Brexit with Prime Minister Theresa May's cabinet ministers again instructed to boycott the votes. EPA/NEIL HALL
EPA
Governo português vai reforçar serviços consulares devido à procura elevada.
Os consulados de Portugal no Reino Unido vão ser reforçados com mais 11 funcionários durante seis meses para acelerar o atendimento e emissão de documentos.
Segundo confirmou à TSF o secretário de Estado das Comunidades, o Consulado Geral de Londres vai ter mais sete funcionários e o de Manchester mais quatro.
Cinco são do funcionários Ministério dos Negócios Estrangeiros, três são técnicos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e três são técnicos do Instituto dos Registos e Notariado.
TSF\audio\2019\04\noticias\29\jose_luis_carneiro_2_6_meses
O objetivo é reforçar a resposta na renovação de cartões de cidadão e passaportes, num período de muita procura devido ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia.
TSF\audio\2019\04\noticias\29\jose_luis_carneiro_3_estimativa
A medida faz parte de um plano de contingência que inclui o alargamento do horário de atendimento durante a semana iniciado no início deste mês nos dois postos e a abertura do consulado de Manchester ao sábado em semanas alternadas até ao final do ano.
Apesar de o Brexit continuar num impasse e de a saída ter sido adiada da data inicialmente prevista de 29 de março para até 31 de outubro, as autoridades britânicas já abriram o esquema de regularização do estatuto migratório obrigatório para os cidadãos europeus residentes no Reino Unido.
Os portugueses precisam de apresentar o passaporte ou cartão do cidadão para se candidatarem ao estatuto de residentes no país pelo menos até ao final de 2020.
Para mais esclarecimentos está disponível a "Linha Brexit", através do telefone +44 203 636 8470 e do email cac.ru@ama.pt.