A mudança foi anunciada pelo Governo na manhã desta quarta-feira, numa cerimónia no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, que assinalou os oito anos do SNS 24
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O Ministério da Saúde garante que vai estar disponível uma nova versão do SNS 24, entre quarta e quinta-feira (23 e 24 de julho, respetivamente). Trata-se de uma atualização que vai ser feita tanto na página da internet como na aplicação de telemóvel deste portal, que gere o acesso remoto ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A mudança foi anunciada pelo Governo na manhã desta quarta-feira, numa cerimónia no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, que assinalou os oito anos do SNS 24 (cujo aniversário é, na verdade, no dia 24 de julho). No final, ficaram promessas de tornar mais fácil o acesso à saúde pública, através da correção de erros informáticos e de uma interface mais intuitiva.
Entre outros convidados, o evento contou com a presença da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e do ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias.
Na prática, três novidades
- <p>As consultas médicas vão poder ser marcadas na própria aplicação do SNS 24, ou na página da internet.</p>
- <p>Vão passar a constar no portal, também, as informações sobre consultas de dentista, no chamado “Boletim de Saúde Oral”.</p>
- <p>O novo formato vai, por fim, permitir que cada um dê autorização para que outra pessoa tenha acesso às informações pessoais de saúde (um familiar, por exemplo), como consultas ou receitas médicas.</p>
Para quem usa a aplicação de telemóvel, o Governo garante que não vai ser preciso instalar uma nova, bastando atualizar a que já existe. Também já está a circular uma campanha para explicar as novidades no SNS 24, através das redes sociais e da comunicação social. A presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Sandra Cavaca, promete ainda mais 50 balcões presenciais para esclarecimento de dúvidas.
As atualizações às plataformas digitais do SNS 24 custaram 1,5 milhões de euros ao Estado, em fundos europeus.
Ministro garante que SNS 24 contribui para reforma do Estado
Ouvido à saída do evento, o Ministro Adjunto e da reforma do Estado, Gonçalo Matias, deixou a garantia de que este também é um exemplo daquilo que o Executivo está a fazer para tornar o Estado mais eficiente. “É, justamente, um pilar fundamental da reforma do Estado: colocar o cidadão no centro das preocupações da decisão, acelerar os procedimentos de licenciamento e de marcação, ter serviços mais próximos e ágeis, que garantam também a libertação de recursos que podem ser utilizados para acudir a situações mais urgentes, na saúde”, afirmou, acrescentando que este dito pilar “não é o único” e que o ministério que tutela vai apresentar outras medidas “em breve”.
Já a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, não quis responder a questões dos jornalistas à saída. Além de elogios ao SNS 24, adiantou, ainda no púlpito do auditório, que este serviço permitiu o agendamento de 475 mil consultas nos cuidados de saúde primários, entre janeiro e maio de 2025. “Isto significa que 475 mil utentes não foram a uma urgência hospitalar, não esperaram, em pé, à porta de um Centro de Saúde, muitas vezes ao frio ou à chuva”, afirmou a ministra.
Ana Paula Martins deixou ainda a promessa de que “a monitorização remota e a teleconsulta” do SNS24 vão chegar a mais pessoas no futuro, sobretudo a quem tiver doenças crónicas, “como asma, diabetes ou insuficiência cardíaca”.
Ainda na cerimónia, a ministra assegurou também que a maturidade em saúde digital de Portugal está acima da média da União Europeia, sobretudo nos relatórios de alta hospitalar, um dado que mereceu uma classificação de 88% por parte do Digital Economy and Society Index (DESI) de 2025, citada pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
Ana Paula Martins garantiu ainda que os tempos de espera no SNS são os mais baixos “dos últimos anos”, tendo baixado 15%, mas não explicou em relação a quando, nem de onde vem esta percentagem.
Sob alçada dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, EPE) desde 2017, o SNS 24 passou de uma linha telefónica para uma plataforma omnicanal, que inclui o digital e uma rede de cerca de quatro centenas de Balcões SNS 24, distribuídos por Portugal.
