Embarcação em que a tripulação de três pessoas seguia já foi rebocada e vai agora ser fiscalizada pela Polícia Marítima.
Corpo do artigo
As buscas por dois pescadores desaparecidos no sábado nos Açores, após o barco onde seguiam ter encalhado junto à ilha de Santa Maria, prosseguem, disse esta segunda-feira à Lusa fonte da Marinha Portuguesa.
As buscas, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), estão a ser realizadas ininterruptamente desde as 18h45 de sábado, disse o porta-voz da Marinha, comandante José Sousa Luís.
"Durante a noite tivemos menos meios, mas as buscas continuaram. A embarcação foi, entretanto, rebocada e será alvo de fiscalização pela Polícia Marítima", referiu.
Ouvido pela TSF, o porta-voz da Marinha, comandante José Sousa Luís, diz que as operações de busca vão prosseguir.
"As buscas foram retomadas logo após os primeiros alvores por parte do navio da Marinha Portuguesa que se encontra no local. As buscas pelos dois pescadores prosseguem sob a coordenação do centro de busca e salvamento marítimo de Ponta Delgada", explica, acrescentando que a embarcação de pesca foi rebocada para o porto de Vila do Porto, onde será "alvo de uma peritagem e de inspeções por parte da Polícia Marítima".
TSF\audio\2022\05\noticias\02\05_comandante_jose_luis
De acordo com a Marinha, a embarcação de pesca "Alexandre", que encalhou perto da baía da Praia Formosa, nos Açores, foi rebocada para o porto de Vila do Porto, onde ficará à guarda da Polícia Marítima até à chegada dos mergulhadores forenses.
A Marinha adiantou também que o alerta foi recebido pelas 18h45 no Centro de Coordenação e Buscas de Ponta Delgada, que está a coordenar as buscas desde então.
O alerta do desaparecimento dos dois pescadores foi dado por um terceiro tripulante, resgatado com vida pela embarcação de pesca Santo Onofre, cerca das 18h00, que foi recolhido mais tarde pela Polícia Marítima para a Vila do Porto, "encontrando-se bem de saúde".
Segundo o sobrevivente, os dois pescadores deixaram de ser vistos às 14h00.
As buscas, pelos dois pescadores, prosseguem, sob a coordenação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, mantendo-se na área em permanência o navio da Marinha, NRP Setúbal.
* Notícia atualizada às 11h12