A presidente da Assembleia da República e a secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares foram protagonistas de uma conversa tensa por causa da entrega do documento de estratégia orçamental.
Corpo do artigo
O assunto ocupou uma grande fatia da reunião e motivou uma acesa troca de palavras entre a presidente da Assembleia da República e a secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares.
Quando a oposição manifestou o desagrado pela forma como o Governo tinha conduzido o processo de entrega no Parlamento do Documento de Estratégia Orçamental, com o DEO a ser primeiro mostrado pelo ministro e só horas mais tarde, de facto, entregue na Assembleia da República, Assunção Esteves fez questão de deixar claro que o gabinete a que preside não tinha nem aceitaria ser pressionado para atrasar a divulgação do documento.
Várias fontes relatam à TSF que o tom da presidente foi duro.
Recorde-se que na tarde em que o ministro das Finanças veio à comissão de Orçamento e Finanças, mostrou o DEO aos deputados para sinalizar que já estava pronto, mas só horas mais tarde, depois das 20h00, e já terminada a reunião, o DEO foi disponibilizado na página do Parlamento.
Pelo meio, o Governo afirmava já ter entregue o documento e o gabinete da presidente dizia não o ter ainda recebido.
Na conferência de líderes, segundo relatos, a secretária de Estados dos Assuntos Parlamentares, Teresa Morais, rejeitou eventuais dissonâncias entre gabinetes.
O tom da discussão foi exaltado e terá ocupado cerca de uma hora da reunião.