A Alfândega do Porto vai transformar-se numa vasta adega para provar vinhos - 400 no total - e comprar com recurso às novas tecnologias. Em maio, o Addega WineMarket está de regresso à Invicta.
Corpo do artigo
Um ano volvido e em espaço alargado, o Adega Wine Market tem data e horas já marcados: dia 11 de maio, entre as 14h00 e as 21h00 horas, na Alfândega.
Na edição deste ano, melhorada e aumentada - marcam presença, entre os 400 vinhos em prova, de 40 produtores selecionados, há 120 com pontuação igual ou superior a 90 pontos em publicações especializadas de referência, nacionais e estrangeiras,
O chamado copo «inteligente» (SmartWineGlass), que regista todas as provas, é de novo vedeta do certame e assume o papel de passaporte numa aliciante viagem pelos melhores vinhos portugueses.
É produto de inovadora tecnologia a nível mundial neste domínio, desenvolvida pelo Adegga, garantindo a receção, no e-mail de cada visitante, da lista completa dos vinhos provados durante o evento. Outra funcionalidade: permite acesso direto à loja online.
Vinhos do Porto Vintage e champagnes em destaque
No programa destaca-se a masterclass com uma seleção de Vintage 2017, de caráter exclusivo, conduzida por Bento Amaral, responsável pela Câmara de Provadores do IVDP.
O facto de, este ano, as principais casas de vinho do Porto terem declarado os seus Vintage, confere maior relevância a esta iniciativa, que decorrerá em paralelo.
Outro aliciante é a masterclass sobre os vinhos de Champagne e a abordagem da viticultura orgânica e biodinâmica da região.
Uma sessão dirigida por Alejandro Chávarro, o «sommelier» que chegou, recentemente, a Portugal para lançar o projeto Vinhos Livres, após ter passado por alguns dos melhores restaurantes do Mundo: Mugaritz, Lucas Carton, Quique Dacosta, Hotel du Cap Eden Roc e o Astrance, atual detentor de três estrelas Michelin.
Os projetos emergentes de jovens enólogos ou de produtores em fase ascensional têm o seu lugar neste evento. É o caso da Herdade da Anta de Cima (Alentejo), Hugo Mendes (Lisboa), Patrícia Santos / Rosa da Mata (Dão), Quinta da Ramalhosa (Dão), Quinta do Olival da Murta (Lisboa).
Há ainda uma sala premium, de acesso reservado, para prova de vinhos raros e especiais, incluindo vários Porto antigos e petiscos para saborear, confecionados pelo restaurante Gaveto.
Todos os vinhos em prova estão disponíveis para venda a preços especiais - entre 5 e 50 euros - durante e após o evento. Uma seleção de referências que pode ser registada pelo copo «inteligente» está disponível na única loja online de um evento de vinho: basta selecionar e receber em casa.
Para o cofundador André Ribeirinho, o Adegga Wine Market «é um evento focado na qualidade e em experiências exclusivas que queremos trazer ao público em ambiente descontraído».