Concerto "Música no Cinema" é de entrada livre e acontece amanhã à noite em Lisboa.
Corpo do artigo
Apocalypse Now, 2001: Odisseia no Espaço, West Side Story e Kill Bill são apenas alguns dos filmes que inspiram o concerto do Coro e da Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian.
TSF\audio\2018\09\noticias\06\07_setembro_2018_ma_miguel_cabo_concerto_gulbenkian
O repertório de música clássica associada ao cinema foi escolhido pelo público, a partir de uma seleção de 30 músicas, numa votação online que decorreu entre abril e maio.
Depois de eleitas 11 bandas sonoras, e após vários ensaios, o resultado pode ser ouvido amanhã à noite no parque Vale do Silêncio, nos Olivais, em Lisboa.
A iniciativa "Música no Cinema" é dirigida pela maestrina Joana Carneiro e insere-se no Festival Lisboa na Rua, da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC). Joana Gomes Cardoso, presidente da instituição, garante que há repertório para todos os gostos.
"Há uma mistura de vários estilos, várias idades, várias gerações, que é também muito o tipo de programas que nós tentamos proporcionar. Por exemplo, que uma família de várias gerações possa, cada um deles, identificar-se com algo."
Para ouvir há composições de Mozart, Wagner, Strauss, Verdi e Beethoven, entre outros compositores. Na hora de eleger uma banda sonora, a maestrina Joana Carneiro confessa, entre sorrisos, que a tarefa é difícil.
"Eu acredito que o público é soberano, por isso aceitei como uma verdade absoluta e maravilhosa esta seleção."
A 9ª Sinfonia de Beethoven, imortalizada no filme "O Clube dos Poetas Mortos", realizado em 1989 por Peter Weir, é um dos exemplos do que se vai poder ouvir.
André Henriques, que é solista barítono no 4º andamento, confessa que a composição lhe transmite alegria e desejo de mudança. A seu lado terá outros três solistas, incluindo a soprano Cristiana Oliveira.
"Acho que o público vai vibrar porque o programa é todo incrível, e com a conexão aos filmes, ainda por cima, aquelas imagens que nos ficam e que associamos à música, e a música faz lembrar momentos dos filmes, portanto que é um concerto fantástico."
A TSF assistiu ao ensaio geral e garante que vale a pena. Agora é esperar pelo concerto, este sábado às 21h30 no Vale do Silêncio, nos Olivais, em Lisboa.
Um conselho? Chegue cedo para marcar lugar, porque a entrada é gratuita.