PSD e PS chegaram esta sexta-feira a acordo para a indicação do presidente do Conselho Económico e Social (CES), que será o antigo ministro socialista Correia de Campos.
Corpo do artigo
António Correia de Campos substitui outro antigo titular da pasta da Saúde, o social-democrata Luís Filipe Pereira. Contactado pela TSF, Correia de Campos não quis comentar a nomeação.
Os dois partidos chegaram também a acordo para a designação de cinco novos juízes do Tribunal Constitucional: Manuel da Costa Andrade, Cláudio Ramos Monteiro, Gonçalo Almeida Ribeiro, Joana Rebelo Fernandes Costa e Maria Clara Sottomayor.
O acordo, segundo o comunicado conjunto do PSD e PS, abrange ainda o Conselho Superior de Magistratura e Entidade Fiscalizadora do Segredo de Estado.
No mesmo comunicado, PSD e PS acordaram que o próximo provedor de Justiça, numa futura eleição, será indicado pelos sociais-democratas.
A lista única de nomes proposta por sociais-democratas e socialistas será agora eleita pelos deputados na próxima quarta-feira, numa votação secreta que requer uma maioria de dois terços.