Um Natal que não será "normal" e um fim de ano sem festas. Costa anuncia medidas no sábado
O primeiro-ministro sublinhou que, este ano, os portugueses não poderão contar com um "Natal normal".
Corpo do artigo
O primeiro-ministro, António Costa, vai anunciar no próximo sábado qual será a estratégia de combate à pandemia de Covid-19 em vigor durante a época do Natal.
O chefe de Governo reconhece que, este ano, não poderá haver um "Natal normal" e adianta que está a trabalhar junto de especialistas - que serão ouvidos na reunião do Infarmed da próxima quinta-feira - para que os portugueses saibam como podem passar a quadra natalícia em segurança.
"Esta semana é decisiva. Essas medidas serão anunciadas por mim no próximo sábado", declarou o primeiro-ministro, esta terça-feira, em entrevista à rádio Observador.
"Não vai poder ser um natal normal, isso é evidente", acrescentou António Costa, admitindo, no entanto, que venham a ser permitidas deslocações durante esta quadra.
"O nosso objetivo coletivo devia ser que, nos dias 24 e 25 [de dezembro], as pessoas pudessem deslocar-se, que as pessoas pudessem encontrar-se em segurança, evitando ao máximo os riscos de contágio", explicou.
No Ano Novo, contudo, as restrições deverão ser mais apertadas, descortinou Costa.
"A passagem do ano vai ter todas as restrições, porque aí não pode haver qualquer tipo de tolerância", adiantou o primeiro-ministro.
"A limitação de circulação pode não ser às 23h e ser à 1h, mas daqui não passaremos", exemplificou António Costa, que garante que "não haverá, seguramente, festas de passagem de ano".
LEIA TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19
13094208