João Gomes Cravinho diz ainda que a embaixada portuguesa vai reabrir "no tempo certo".
Corpo do artigo
João Gomes Cravinho recusa adiantar uma data para a reabertura da embaixada portuguesa na Ucrânia, "que deverá acontecer "nas próximas semanas", e também não responde a uma eventual visita de António Costa ao país. O ministro dos Negócios Estrangeiros, ouvido na Assembleia da República, diz que o objetivo de Portugal "não é contribuir para espetáculos mediáticos".
O PSD questionou o ministro com a "reativação" da embaixada em Kiev, lembrando "os países que já reabriram as embaixadas, num sinal de confiança". Ricardo Baptista Leite perguntou ainda sobre uma possível deslocação de António Costa ao país.
14817852
Na resposta, Cravinho foi perentório: "O primeiro-ministro irá em algum momento a Kiev, mas não há qualquer dúvida das autoridades ucranianas sobre a nossa solidariedade". O ministro acrescenta que "não é necessário ir a Kiev para demonstrar apoio" e só "para um espetáculo mediático pode servir".
Sobre a reabertura da embaixada portuguesa, João Gomes Cravinho diz que "acontecerá no momento certo" e cada país "faz a gestão que entende". "Com certeza que, nas próximas semanas, a embaixada irá reabrir", atira.
António Costa afirmou, em entrevista ao Clube de Jornalistas, que estava disponível para ir à Ucrânia, desde que recebesse um convite: "Se for convidado, irei com muito gosto."
14817392
14818248