Costa quer instituições europeias a aproveitar "potencial por explorar" do Tratado de Lisboa
Primeiro-ministro recorreu ao Twitter para deixar mensagem em português, inglês e francês.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro António Costa apelou este domingo para que as instituições europeias e os Estados-membros aproveitem o "vasto potencial por explorar" do Tratado de Lisboa para desenvolver políticas que respondam aos anseios dos cidadãos.
"Às instituições europeias e aos outros Estados-membros, deixo um apelo para que, em vez de embarcar em reformas institucionais estéreis, aproveitemos o vasto potencial por explorar do Tratado para desenvolver políticas que respondam aos legítimos anseios dos nossos cidadãos", escreveu António Costa na sua conta oficial na rede social Twitter.
1201071265920012290
Na mensagem, o primeiro-ministro convidou ainda os Estados-membros a "celebrar a União Europeia como comunidade de valores", o espaço "comum de paz, democracia, liberdade e prosperidade partilhada".
A mensagem de António Costa foi escrita em português, inglês e francês.
Hoje celebra-se o décimo aniversário da entrada em vigor do Tratado de Lisboa, assinado em Lisboa em dezembro de 2007, durante a anterior presidência portuguesa da União Europeia.
Também hoje inicia funções a nova Comissão Europeia, com a presidente Von der Leyen a participar numa cerimónia de celebração dos 10 anos do Tratado de Lisboa, que marca também a 'estreia' do novo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.