Produtos de reconhecida qualidade, cozinha contemporânea bem fixa a raízes ancestrais e a magnífica localização, ao lado do templo romano, colocam no topo uma enoteca de Évora, que se afirma como um espaço de eleição para degustar petiscos, saborear pratos tradicionais e apreciar bons vinhos.
Corpo do artigo
Há múltiplas razões para visitar o Alentejo e muito em particular a histórica cidade de Évora, capital de uma vasta região que também se afirma pela gastronomia e pelos vinhos.
No coração do centro histórico, vizinho do templo romano e da Sé Catedral, destaca-se o antigo Palácio da Inquisição, recuperado de modo sublime pela Fundação Eugénio de Almeida e que acolhe o moderno Centro de Arte e Cultura.
Instituição de enorme prestígio, a aquela Fundação, com uma vasta e marcante ação em vários domínios, tem uma longa tradição no setor vitivinícola e desenvolve, hoje em dia, vários projetos agropecuários, que geram produtos de elevada qualidade.
Que podem ser degustados na Enoteca Cartuxa, um espaço nas imediações daquele conjunto monumental e que recria a informalidade das velhas tabernas alentejanas.
TSF\audio\2018\06\noticias\08\tsfmesa8
A sala é de linhas simples e modernas, paredes e teto pintados a branco, com duas janelas ogivais; armários e gavetas feitos com caixas de vinho; mesas em madeira com tampo em mármore e cortiça como base dos talheres; um balcão corrido com meia dúzia de lugares.
Um espaço onde petiscar e partilhar são os verbos mais conjugados.
A carta, da autoria do chef Vítor Sobral, é articulada em vários momentos e para todos os momentos, reinterpretando alguns dos pratos mais tradicionais.
Para começar, há queijos e enchidos, com destaque para a tábua com paio de lombo, presunto e paleta.
Mas, quem não arrisca, petisca, Por exemplo, lascas de bacalhau, laminado, tipo carpaccio, batata palha e ovo frito, ou seja, uma recriação, bem conseguida e saborosa do tradicional à Brás, acompanhada com EA Bio branco 2016. Uma boa escolha.
Neste capítulo, o leque de opções vai da tradicional açorda de alho, com bacalhau e ovo escalfado às lulas salteadas com malagueta, alecrim, limão e cogumelos e ao polvo tépido, tomate, cebola e coentros.
Todavia, quem não arrisca, também petisca.
E há muito para escolher: língua de vaca laminada; escabeche de pato com especiarias e farofa de amêndoa; bochecha de porco com pimentão da horta e cogumelos; salada de coelho assado, avelãs e tomate seco; iscas de coentrada.
Mas, entretanto, perfilaram-se as migas de espargos, lombinhos de porco vinha de alhos. Plenas de sabor, untuosas e bem ligadas, as migas revelaram-se excelentes.
Para harmonizar, uma escolha perfeita: Scala Coeli petit verdot tinto 2014.
Este capítulo, mais substancial, contém outras sugestões apelativas, entre as quais, lombo de bacalhau, puré de grão, cebola roxa avinagrada e azeite de salsa; lulas de tomatada; polvo à lagareiro; arroz de bacalhau com coentros e ensopado de borrego à alentejana.
Para doce final, pudim de azeite, salada de laranja e azeitonas surpreendeu pela textura de sabores.
Garrafeira formada pelo vasto portefólio da Adega Cartuxa; serviço a copo de todas as referências.
Serviço muito simpático neste restaurante com loja de vinhos, azeites do lagar Cartuxa, enchidos e outros produtos.
Cozinha moderna, rigorosa, bem apresentada e com sabor a Alentejo faz da Enoteca Cartuxa uma atração gastronómica. Em Évora.
Onde fica:
Localização: Rua Vasco da Gama nº15, 7001-901 Évora
Telef.. 266 748 348