Em Fátima não faltam alternativas na restauração. Entre elas está um restaurante com fama e que se distingue pela cozinha com influência internacional e uma especialidade muito do agrado da clientela.
Corpo do artigo
Fátima, altar de fé e de oração para os católicos, transfigurou-se nas últimas décadas. O turismo religioso foi catalisador de um acentuado crescimento, traduzido na expansão urbanística que ditou a elevação a cidade daquele lugar de peregrinação.
Destino de número crescente de visitantes, não apenas em dias marcantes do calendário religioso, Fátima é também opção para saborear uma boa refeição.
Tomando como referência a rotunda norte, na entrada da cidade, e seguindo a partir daí através da periférica avenida Beato Nuno, não é difícil encontrar o restaurante A Charbonada.
TSF\audio\2018\01\noticias\24\tsfmesa24
Em zona mais recatada, na rua S. Francisco de Assis, longe do bulício do centro, está instalado em edifício contemporâneo, O espaço divide-se por duas salas, uma de entrada e outra interior, ambas com ambiente moderno, elegante e distinto. Relevos e pinturas dão maior graciosidade às paredes deste restaurante onde surgem, pendentes do teto, peças com estranha forma, que se assemelham a candeeiros.
Não se trata de qualquer criação mais inspirada para decorar as salas: são exaustores, tipo chaminés rebatíveis, que extraem o fumo e os cheiros.
A explicação é simples: a especialidade da casa é a charbonada, a típica carvoada à portuguesa, ou seja, a carne é grelhada na mesa com o recurso a uma grelhador a carvão.
A cozinha deste restaurante é, no entanto, mais elaborada e requintada, com influência internacional, nomeadamente, gaulesa, Aliás, o próprio termo charbonada deriva de charbon, carvão em francês.
Vários tipos de carne -- lombo de vitelão, o mais apreciado; vaca; porco/peru e mista podem ser grelhados, na mesa, pelos comensais, que dispõem de vários molhos feitos à base de maioneses.
Nas propostas cárnicas incluem-se ainda magret de pato glaceado ao mel; tornedó com molho morilles, um tipo de cogumelos e lombinhos de borrego com molho de pimentas verdes.
Quanto a pratos de peixe, destacam-se linguado à moleira; robalo na brasa; supremos de garoupa com ananás; arroz de tamboril com camarão.
Nas sobremesas, referência para o bolo de chocolate com gelado de baunilha. Outras opções: strudell de maçãs e frutos secos servido com crema inglesa e crepes.
Boa carta de vinhos. Serviço profissional e afável neste restaurante que marca a diferença. A Charbonada, em Fátima.
Onde fica:
Localização: R. São Francisco de Assis 10, 2495-401 Fátima (Ourém)
Telef: 249 534 449
GPS:
Latitude: N 39.637267
Longitude: W -8.675162