Na cidade de Olhão, um restaurante vizinho dos emblemáticos mercados, faz gala nos sabores da ria, evidenciados no nome da casa, onde os produtos marinhos surgem em maioria na lista.
Corpo do artigo
Há quase um século que os mercados de Olhão, belos exemplares da arquitetura do ferro e do vidro, construídos sobre estacas - 88 para cada edifício - e ligados entre si por arcos de alvenaria e tijolo, são um ex-líbris da antiga vila cubista.
A praça adjacente perpetua o nome de um lendário patrão de salva-vidas: Joaquim Lopes.
Olhanense de nascimento, viveu largos anos em Paço de Arcos, onde se distinguiu a salvar vidas na barra do Tejo e foi retratado, em verso, por Tomás Ribeiro:
«Quando o patrão, já velho, ao pé do mar assoma
só de encarar o oceano o atemoriza e doma»
Muito antes, em 1808, Joaquim Lopes já andava na faina do mar quando eclodiu a revolta olhanense contra os franceses. Nesse ano zarpou da vila algarvia - hoje cidade - o caíque Bom Sucesso rumo ao Brasil para levar a boa nova a D. João VI.
Na praça com o nome do intrépido e condecorado lobo-do-mar e mesmo ao lado dos mercados, fica o Sabores da Ria, restaurante que ocupa o rés-do-chão de um bonito edifício de arquitetura tradicional, de portas ogivais e varandas com proteção em ferro forjado no piso superior.
TSF\audio\2019\04\noticias\04\tsfmesa4
A esplanada, coberta por um toldo, identifica facilmente o estabelecimento, cuja sala interior apresenta arcos em tijolo como elemento distintivo. Azulejo e madeira são igualmente outros materiais presentes num espaço agradável, com decoração rústica.
O expositor frigorífico, recheado de mariscos, bivalves e moluscos - amêijoa, berbigão, conquilha, lingueirão, búzios, mexilhão, camarão -, reflete em certa medida a filosofia da casa.
A lista reflete de algum modo a proximidade da ria Formosa e do oceano, seja no capítulo de entradas ou de pratos principais.
Para começar, várias propostas, mais ou menos variáveis: ovas de choco, raia de alhada e com passagem pela fritadeira, enguias, biqueirões e petingas.
Com outra substância, há para duas pessoas, cataplana de tamboril com marisco.
Arroz de marisco ou de lingueirão e o xerém de conquilhas são pratos muito apreciados, mas há outras escolhas: espetada de tamboril e bacalhau à Sabores.
Mais reduzido, o número de pratos de carne, em que se destacam a carne de porco com amêijoas, bife na pedra e frango piripíri.
Na doçaria, referência para a tarte de limão e gelado.
Boa garrafeira. Serviço simpático neste restaurante com agradáveis Sabores da Ria. Em Olhão.
Onde fica:
Localização: Praça Patrão Joaquim Lopes, 10-12, 8700 Olhão
Telef.: 96 347 94 72