Em Loriga, uma das portas do Maciço Central da Serra da Estrela, terra da broa e do bolo negro, o cabrito assado no forno é especialidade de um restaurante inserido numa pequena unidade hoteleira.
Corpo do artigo
Porta de entrada no Maciço Central da Serra da Estrela, incrustada entre penedias graníticas e tufos de exuberante verdura, a povoação de Loriga ergue-se num vale glaciar a 770 metros de altitude,
Por aqueles Montes chamados Hermínios andaram os Lusitanos chefiados por Viriato, em pelejas renhidas com visigodos e romanos. Nessas lutas guerreiras era utilizada como proteção uma couraça, conhecida por lorica.
Adaptado o nome, ficou Loriga, conhecida por rainha da serra, tamanha é a beleza daquela região entrecortada por caminhos pedestres, que permitem apreciar engenhosa teia de pequenos canais para irrigação dos terrenos de cultivos.
As quedas da Carriça, com a água a despenhar-se, barulhenta, em cascatas e a formar lagos de vários tamanhos, formam um cenário de extasiante beleza nesta parcela do Parque Natural da Serra da Estrela.
A pouco menos de meia hora de viagem da Torre e a uma vintena de quilómetros de Seia, Loriga é uma terra de muitas tradições.
Uma delas é a gastronomia. Baseada numa cozinha serrana elaborada com ingredientes de grande qualidade, provenientes da região, assume-se como saboroso complemento de um périplo pela região.
A poucas centenas de metros da famosa praia fluvial de Loriga, em plena Nacional 231, O Vicente é restaurante que honra a tradição hospitaleira das gentes da Serra e a cozinha regional.
TSF\audio\2019\04\noticias\23\tsfmesa23
Bem localizado, permite desfrutar de uma bela panorâmica enquanto o estômago procura aconchego. É que os ares da Serra são fortes e abrem o apetite para saborear, na sala confortável, com lambris em madeira e lareira crepitante nos dias frios, umas fatias de presunto, chouriço assado, morcela ou farinheira fritas e queijo Serra da Estrela,
Entradas em grande estilo, acompanhadas com a tradicional broa local, senhora de uma identidade muito própria, graças a um fabrico peculiar, apurado por sucessivas gerações. É uma broa especial, cuja autenticidade e promoção são defendidas por uma confraria.
Nos pratos de resistência, substanciais na forma e no conteúdo -as doses são bem servidas - destacam-se as especialidades da casa, ambas confecionadas no forno: bacalhau com broa e cabrito com batata assada.
Há outras opções em termos de pratos de bacalhau; polvo e grelhados, com destaque para a costeleta de novilho e para o bife à casa.
Nas sobremesas, referência para o arroz doce, confecionado sem incorporação de ovos, de acordo com a tradição local; para o requeijão com doce de abóbora e para o bolo negro.
Produzido em formato retangular e com forte sabor a canela, foi herança da colónia britânica ali fixada no século XIX. Adaptado ao gosto português é hoje um bandeira da doçaria local.
Garrafeira de bom nível com destaque para os vinhos das Beira Interior. Serviço muito simpático neste restaurante integrado numa pequena unidade hoteleira e com uma cozinha sólida e plena de sabores serranos. O Vicente, em Loriga.
Onde fica:
Localização: Estrada Nacional 231, Av.ª Pedro Vaz Leal 4 6270 - 080 Loriga - Serra da Estrela
Telef.: 238 953 127