A CP informou que devido às greves da próxima semana podem ocorrer perturbações na circulação dos comboios. Prevê-se ainda que o serviço da STCP seja afectado durante seis horas.
Corpo do artigo
Na terça-feira está prevista «a supressão total ou quase total de todos os comboios de passageiros da CP em todo o país» e na sexta-feira as interrupções começam a partir das 12:00, informa a empresa.
A CP espera nesse dia «fortes perturbações na circulação de comboios em todos os serviços, com particular incidência no período de final de tarde e noite, altura em que não deverá registar-se qualquer circulação».
Em declarações à TSF, Ana Portela, do gabinete de comunicação da CP, disse que na segunda-feira são esperadas algumas perturbações nos serviços de longo curso, «com maior incidência nos períodos de final de tarde e noite».
Os comboios urbanos de Lisboa e Porto também devem sofrer perturbações «no final da tarde» e deixar de funcionar pelas 22:00 ou 23:00 horas, acrescentou.
«Não há serviços alternativos nem serviços mínimos, uma vez que o tribunal arbitral assim o decidiu», disse ainda Ana Portela.
Na quarta-feira e no sábado, poderão ocorrer perturbações, atrasos e supressões, sobretudo durante a manhã, prevendo-se a gradual normalização dos serviços ao longo do dia.
A empresa recomenda aos clientes que, antes de viajar, obtenham informação actualizada sobre o estado da circulação dos comboios através do site da CP ou do telefone 808 208 208.
Também esta sexta-feira, a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) alertou que o seu serviço sofrerá perturbações entre as 10:00 e as 16:00 de terça-feira devido à anunciada greve dos trabalhadores.
Em comunicado, a empresa assegura, no entanto, que prestará um serviço dentro dos parâmetros habituais nas chamadas horas de ponta, ou seja, ao princípio da manhã e fim de tarde.
Activistas sindicais e trabalhadores dos transportes aprovaram em 20 de Outubro um conjunto de greves parciais a concretizar terça-feira em várias empresas públicas do sector.
Além da CP e da STCP, as greves vão afectar também, segundo os sindicatos, o Metropolitano de Lisboa, a Soflusa, a Transtejo e a Carris.
Notícia actualizada às 21:59.