O ministro da Saúde anunciou que vai alargar as isenções das taxas moderadoras das crianças que estão institucionalizadas. Estas crianças estão, tal como todas as outras, isentas até aos 12 anos.
Corpo do artigo
Ao que a TSF apurou junto de fonte oficial do ministério, o objetivo do Governo é alargar esse não-pagamento até aos 18 anos, indo de encontro a uma recomendação da Provedoria de Justiça.
As declarações de Paulo Macedo foram feitas no no final da cerimónia que assinalou hoje o Dia Mundial da Saúde. No mesmo evento, o ministro prometeu ainda abrir 200 vagas em medicina geral e familiar para médicos que trabalhem fora do Serviço Nacional de Saúde (SNS), uma medida que será publicada ainda hoje em Diário da República.
A ideia é combater «o grande problema que é a escassez» estrutural de médicos de medicina geral, nomeadamente devido àqueles que se reformam.
Para além de alargar as isenções de taxas moderadoras das crianças institucionalizadas, Paulo Macedo garante que em breve vão ser clarificadas as isenções dos doentes oncológicos, reconhecendo que «pontualmente» tem havido dúvidas sobre o assunto.
O Executivo garante que o objetivo de todas estas medidas é tomar novas medidas que garantem que o SNS consegue cobrir em termos assistênciais todos os portugueses, independentemente das sua condição económica.
Na cerimónia que hoje que assinalou o Dia Mundial da Saúde, o Ministério entregou 16 medalhas de méritos a profissionais que «deram contributos decisivos para a saúde em Portugal».
Além destas medalhas foi entregue ao médico Levi Guerra o Prémio Nacional de Saúde 2013, por ter contribuído para ganhos no setor que beneficiaram a população portuguesa.
Levi Eugénio Ribeiro Guerra nasceu em Águeda em 1930 e licenciou-se em Medicina. Foi diretor do Hospital de S. João, no Porto, entre outros cargos de direção, e em 1968 começou o programa de hemodiálises em doentes renais crónicos terminais no norte do país (Hospital de Santo António), onde criou o Serviço de Nefrologia.
Tem sido destacado pelo papel que lhe é atribuído na divulgação da diálise renal no norte e centro de Portugal.