Os crimes violentos e graves baixaram mas a criminalidade informática regista "um crescimento significativo", explicou, no Parlamento, o ministro da Administração Interna.
Corpo do artigo
O ministro da Administração Interna sublinha que, em tempos de pandemia, a criminalidade registou durante o ano de 2020 os níveis mais baixos em Portugal "desde que há registo" mas alertou para a subida dos crimes informáticos.
"Crimes de burla informática, todos estes tipos de crime online, tiveram um crescimento significativo", admitiu Eduardo Cabrita, perante os deputados.
Citando dados do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) relativo a 2020, o ministro lembrou que ocorreu "uma redução de cerca de 12% na criminalidade geral e uma redução em 14% na criminalidade violenta e grave, são os números são os mais baixos desde que existem os relatórios", sublinhou.
Cabrita adiantou ainda que o crime de violência doméstica diminuiu 6% em 2020 em relação a 2019, tendo registado "uma significativa redução" durante o confinamento devido à pandemia.
Num ano em que a circulação rodoviária esteve fortemente condicionada, Eduardo Cabrita afirmou ainda que existiu uma redução nos números da sinistralidade rodoviária, com uma diminuição de 26% nos acidentes com vítimas e de 22% no número de mortos, em relação aos dados de 2019.