"A Visita" é um projeto artístico de solidariedade, semelhante ao Dr. Palhaço, que tem como missão despertar emoções e memórias entre os que estão em lares de idosos.
Corpo do artigo
Apresentam-se sempre vestidos a rigor, os homens usam laço ou gravata e as mulheres vestem blusas e saias com padrões axadrezados ou às bolas, chapéu, colares de pérolas, sapatos com cores fortes. Muitos idosos estão sentados de olhar fixo no chão e os sapatos são o primeiro ponto de contacto. Carolina Abrantes, com o nome artístico Carolina Ri Alto, conta que nas visitas aos lares de idosos tudo é cuidado ao pormenor para despertar emoções e memórias.
TSF\audio\2018\10\noticias\01\rute_fonseca_palhacos_idosos
"A Família Ri Alto evoca muitas referências da primeira metade do século XX, a época juvenil destes idosos! Usamos figurinos e adereços inspirados na moda portuguesa da época. Bem como danças, poemas, canções... tudo muito tradicional para facilitar a conexão entre os palhaços e os idosos".
Carolina Abrantes explica que se pretende "combater o isolamento e as carências dos idosos, com muitos momentos de humor, de felicidade, que permitem retrair a frustração, o tédio, a solidão; melhorar a autoestima e estimular as suas memórias."
https://www.facebook.com/FamiliaRialto/videos/468166006890082/?t=54
A Família Ri Alto faz visitas regulares aos lares, sempre no mesmo dia da semana e no mesmo horário, apresentam-se em duplas, conversam com os idosos, levam música, cantam.
Carolina Abrantes diz que as reações são surpreendentes. "Trabalhamos com muitas pessoas com demência e ao contrário do que se pode pensar, às vezes basta um abraço ou um contacto visual... fazem milagres!"
Paralelamente a este trabalho, o projeto "A Visita" criou uma formação destinada aos profissionais dos lares. "Cuidamos com humor, o humor cuida de nós!" Organizam bailes à moda antiga, para unir, à volta da arte, os idosos e os familiares.
Para assinalar o Dia do Idoso, a família Ri Alto preparou uma apresentação especial e vão apresentar-se no Lar Confraria São Vicente Paulo e no Lar Nova Casa, em Carnide.