D. Manuel Clemente realça valores do presépio para um Natal com o "essencial"
Simplicidade, cuidado com a Natureza e procura do essencial são algumas das dimensões realçadas.
Corpo do artigo
O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, pede que este Natal se retomem os valores do presépio - como a simplicidade e a procura -, aludindo à carta que o Papa divulgou no início deste mês, na qual o sumo pontífice pedia que se retomasse a tradição de reencenar a cena bíblica do nascimento de Jesus Cristo.
Na carta, o Papa Francisco faz notar que também a Natureza está presente na cena tradicional do presépio, com a noite iluminada e com os pastores que a visitam com o seu gado.
TSF\audio\2019\12\noticias\24\02_d_manuel_clemente_1
"A Natureza bem precisa de se reencontrar, como sabemos, com toda esta premência ecológica", nota o cardeal patriarca. Seguindo o fio condutor da carta do Papa, D. Manuel Clemente reforça a simplicidade da vida dos pastores, "gente simples que vivia do essencial" e que ensina a viver do que "realmente importa".
O cardeal patriarca recorda o acompanhamento que os pais deram a Jesus e as oferendas dos reis magos, que na cena bíblica oferecem presentes a Jesus porque encontraram "o mais importante".
"Todas estas realidades nos devem levar a entrar no presépio", defende D. Manuel Clemente, pedindo a identificação com o que é simples, com os que "acorrem ao essencial" e com os que "procuram, vindos de longe, e finalmente encontram".
TSF\audio\2019\12\noticias\24\03_d_manuel_clemente_2
"Quando se fala em presentes, o mais importante é que cada um de nós se torne presente onde precisamos de estar", reforça, terminando a sua mensagem festiva com desejos de "um santo e feliz Natal para todos".