É um homem intelectualmente superior mas cujo discurso chega a todos. Assim fala um amigo de D. Manuel Clemente, o patriarca de Lisboa que amanhã recebe das mãos do Papa Francisco o barrete e o anel de cardeal.
Corpo do artigo
Cerca de 300 pessoas, familiares e amigos viajam este fim de semana para Roma, a fim de testemunharem amanhã a cerimónia de juramento. Em representação do Estado português vão estar o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e o ministro dos negócios estrangeiros, Rui Machete.
À TSF, José Manahu, amigo pessoal de D. Clemente, não poupa elogios ao novo cardeal afirmando que «é uma pessoa que irradia simpatia». Este antigo professor de matemática diz que o amigo é dono de um intelecto superior, mas não é por isso que «quando está com os outros se coloca num patamar acima».
A comitiva governamental portuguesa, integra ainda o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, que assiste no sábado de manhã à cerimónia do consistório, em que serão criados 20 novos cardeais, entre os quais o patriarca de Lisboa, Manuel Clemente.