
Ponte 25 de Abril
A Estradas de Portugal explicou que os danos nas sapatas desta ponte são superficiais e que não há motivo para preocupações, pois as estruturas estão em perfeitas condições.
A Ponte 25 de Abril vai ser alvo de obras de conservação que serão feitas pela empresa Estradas de Portugal depois de uma inspecção subaquática terminada em Abril ter detectado «alguma corrosão» nas sapatas desta infraestrutura.
Em declarações à agência Lusa, o director de Construção e Manutenção desta empresa explicou que este dano terá sido «provocado provavelmente na altura da construção» da ponte, há 45 anos.
«A construção foi feita por batelões que devem ter andado a tocar nas paredes do pilar. Há ali alguns toques e algum dano superficial. Não se reparou ou ninguém reparou, porque estamos a falar de uma sapata de uma dimensão de 40 metros, por isso a corrosão não é significativa», adiantou Carlos Santinho Horta.
Contactado pela TSF, um porta-voz da Estradas de Portugal confirmou que os danos são superficiais e não são casos para preocupações, dado que se tratam de estruturas de grandes dimensões.
Também ouvido pela TSF, o director de Relações Institucionais da Estradas de Portugal confirmou também que «não há nada de alarmante no que se encontrou», até porque isto se esperava o «comportamento perfeito das estruturas».
«Toda a zona emersa [sujeita às marés e que está abaixo ou acima de água] dos pilares está em perfeitas condições de conservação tirando os mexilhões que lá estão ou outros crustáceos», adiantou Mário Fernandes.
Este responsável da Estradas de Portugal considerou também que as «irregularidades superficiais» encontradas nas sapatas da ponte terão de facto sido provocadas pelos batelões aquando da construção.
«O que vai ser feito é simplesmente regularizar a superfície dos pilares à borda de água. Não tem qualquer impacto nem na circulação e muito menos na estrutura que está, felizmente, de muito boa saúde», concluiu.