David Justino, consultor de Cavaco Silva para os Assuntos Sociais, considera que só com força e autoridade se consegue um compromisso. O presidente do Conselho Nacional de Educação é o entrevistado da TSF e do Diário de Notícias este domingo.
Corpo do artigo
Poucos dias depois de Cavaco ter reforçado o apelo a um consenso entre o PSD e o PS para o pós-troika, David Justino considera que o problema da falta de convergências tem a ver com o sistema político.
«Terá que haver alguma convergência sobre uma base mínima em relação à forma como vamos lidar com o problema da dívida, do crescimento económico, da organização do Estado. Não há nenhum Governo que, por si só, consiga gerar um consenso mínimo, ou um compromisso mínimo, sobre estas questões profundas da organização do Estado e da sociedade portuguesa», disse.
«Nessa perspetiva, já é tarde quando vamos a correr em busca desse consenso; portanto, compreendo perfeitamente a forma como o senhor Presidente da República tem chamado a atenção dos parceiros sobre algumas coisas», acrescentou.
Entrevistado pela TSF e do DN, David Justino defende também que algumas universidades fora dos grandes centros só vão conseguir sobreviver se ofecerem cursos que não existem noutras escolas.