De chefe de gabinete para líder parlamentar. Rodrigo Saraiva é o escolhido da IL
A IL foi o quarto partido mais votado, e elegeu oito deputados: quatro em Lisboa, dois no Porto, um em Braga e um em Setúbal.
Corpo do artigo
O antigo chefe de gabinete de João Cotrim de Figueiredo e fundador da Iniciativa Liberal (IL), Rodrigo Saraiva, é o escolhido do partido para liderar a bancada parlamentar. Rodrigo Saraiva é o número dois dos liberais, e entrou na Assembleia da República (AR) pela mão do líder do partido.
O deputado eleito pelo círculo eleitoral de Lisboa, no terceiro lugar, que desempenhava também funções de assessor de imprensa, foi escolhido na primeira reunião que juntou os oito deputados eleitos da IL. A notícia foi avançada pelo Observador, e confirmada pela TSF junto de fontes da direção do partido.
14557471
Na mesma reunião, os liberais decidiram que João Cotrim de Figueiredo vai ser o candidato do partido para vice-presidente da AR, e vão ainda propor a deputada Patrícia Gilvaz para secretária da mesa e Carla Castro para o Conselho de Administração da AR.
Apesar de ter sido militante do PSD, com papel ativo na Juventude Social-democrata, Rodrigo Saraiva deixou o partido laranja para fundar a IL, em 2017.
A IL foi o quarto partido mais votado nas eleições legislativas, e elegeu oito deputados: quatro em Lisboa, dois no Porto, um em Braga e um em Setúbal.
Em 2019, o partido elegeu, pela primeira vez, um deputado para AR, com João Cotrim de Figueiredo a ser eleito por Lisboa, ainda como independente, assumindo de seguida a liderança dos liberais.
14558184