Começou a ser preparado para subir ao trono de Espanha assim que nasceu. É militar, apaixonado pelo desporto e pela família, e tem quebrado algumas tradições da realeza espanhola. Cinquenta anos, cinquenta fotos, para ficar a conhecer melhor o Rei de Espanha.
Corpo do artigo
Felipe Juan Pablo Alfonso de Todos los Santos nasceu a 30 de janeiro de 1968, em Madrid, na clínica de Nossa Senhora de Loreto. Filho do Infante Juan Carlos de Espanha e da Princesa Sofia da Grécia e da Dinamarca, tem duas irmãs mais velhas.
No trono desde 2014, Felipe VI é o 21º rei de Espanha. Tornou-se segundo na linha de sucessão para o trono quando o General Franco designou o seu pai, Juan Carlos, como Príncipe de Espanha, em 1969. Juan Carlos tornou-se Rei de Espanha em 1975, e designou Felipe como Príncipe das Astúrias em 1977, reconhecendo-o oficialmente como herdeiro do trono. Em junho de 2014, O Rei Juan Carlos anunciou que iria abdicar do trono e entregá-lo a Felipe, que se tornou no monarca mais jovem da Europa ao bater da meia-noite de 19 de junho de 2014.
Com 13 anos fez o seu primeiro discurso público durante a inauguração dos prémios Príncipe das Astúrias. Um discurso de cinco páginas escritas pela sua própria mão. No dia em que cumpriu 18 anos jurou perante a Corte Real fidelidade ao Rei e desempenhar fielmente todas as suas funções, defender a constituição e a Lei e respeitar os direitos dos cidadãos e das Comunidades Autónomas, assumindo assim perante a plenitude do seu papel institucional como sucessor do Rei.
Frequentou o Colégio Santa María de los Rosales desde a pré-escola até ao fim do ensino secundário, e Licenciou-se em Direito, pela Universidade Autónoma de Madrid, com média de 15 valores e fez um Mestrado em Relações Internacionais na Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos. Fala seis idiomas: alemão, inglês, francês. euskera, catalão e espanhol. Iniciou a carreira militar na Academia General Militar de Zaragoza, é piloto de helicóptero no Esquadrão 402 das Forças Aéreas do Exército do Ar, e Capitão Geral das Forças Armadas espanholas
Apaixonado por desporto, começou a praticar vela ainda em criança, e fez parte da equipa Olímpica de vela de Espanha, nos jogos de Barcelona, em 1992.
Em 2002 conheceu Letizia Ortiz, jornalista premiada que trabalhou na CNN, com quem casou a 22 de maio de 2004 na Catedral de Santa María la Real de la Almudena de Madrid. Têm duas filhas: Leonor, Princesa das Astúrias, nascida em 2005 e a infanta Sofia, nascida em 2007.
Por tradição, a Família Real Espanhola leva a sua vida provada de forma recatada, mas para comemorar os 50 anos de idade do Rei, a Casa Real publicou algumas fotografias que retratam o quotidiano de Felipe e Letizia com as filhas, e autorizou o El País a retratar em vídeo esses mesmos momentos. No que toca ao quebrar de tradições, Felipe e Letizia foram também os primeiros monarcas espanhóis a receberem organizações LGBT no Palácio Real. Sensível à crise económica sentida pelos espanhóis, Felipe VI anunciou em fevereiro de 2015 um corte de 20% do seu salário anual.