O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga viabilizou a tourada de domingo em Viana do Castelo. A autarquia já disse que vai levar o caso para as instituições europeias.
Corpo do artigo
O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga viabilizou a tourada de domingo em Viana do Castelo, ao dar cinco dias à organização para se pronunciar sobre os argumentos do município no recurso que este apresentou.
Na prática, esta decisão, divulgada hoje pela autarquia, permite a realização da tourada, na freguesia de Areosa, Viana do Castelo, organizada pela federação "Prótoiro", apesar de a Câmara insistir que a instalação daquela arena amovível foi feita em terrenos de «elevado valor paisagístico».
Além disso, a Câmara, no recurso interposto segunda-feira contra a primeira decisão do tribunal, que viabilizava a corrida de touros, alegava tratar-se de uma violação do Plano Diretor Municipal, que não permite a instalação de qualquer estrutura naqueles terrenos.
Ouvido pela TSF, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, disse que vai levar o caso para as institutições europeias.