João Galamba regressa ao trabalho esta quinta-feira, garante António Costa.
Corpo do artigo
António Costa deixa as "decisões de ontem" no passado e garante não temer um telefonema de Marcelo Rebelo de Sousa.
Em declarações aos jornalistas esta manhã na sua primeira intervenção no âmbito da iniciativa 'Governo Mais Próximo', em Braga, o primeiro-ministro garante que "o Governo está focado em trabalhar" depois de esta terça-feira ter recusado aceitar a demissão do ministro das Infraestruturas, João Galamba.
"As coisas que ficaram decididas ontem, ontem ficaram decididas. Hoje é um novo dia", reforça. "É um dia em que começamos a trabalhar e seguiremos a trabalhar nos próximos dias. Hoje e amanhã Todos os membros do Governo desenvolverão, no conjunto do distrito, múltiplas atividades ligadas ao seu próprio setor."
Questionado sobre se teme receber esta quarta-feira um telefonema do Presidente da República com intenção de dissolver a Assembleia da República, António Costa responde com ironia: "A vida política é muitas vezes menos ficção do que tradicionalmente julgam, é mais normal", afirma, com um sorriso.
"Nunca temo receber nenhum telefonema do Presidente da República, é sempre um gosto receber um telefonema do Presidente da República", assegura.
"Estou certo que não estando aqui em Braga [Marcelo Rebelo de Sousa] está com o seu coração em Braga", uma vez que tem ligações familiares à região e foi presidente da assembleia municipal de um dos municípios de Braga, Celorico de Basto, acrescenta. "Acompanhará com grande proximidade, seguramente, este Governo mais próximo no distrito de Braga."
Questionado porque é que João Galamba não tem agenda para esta quarta-feira, uma vez que vai continuar a liderar o Ministério das Infraestruturas, António Costa garante que "amanhã já terá".
Perante a insistência dos jornalistas em fazer perguntas sobre João Galamba, o primeiro-ministro repete várias vezes que "ontem foi ontem".
"Hoje é um novo dia - olhe para o céu, está tão bonito. Adeus", terminou António Costa.
O primeiro-ministro, ministros e secretários de Estado participam esta quarta-feira em mais de 90 iniciativas em todos os concelhos de Braga, realizando visitas e ações no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.