O Presidente do Governo regional dos Açores pede rigor na abordagem da situação da Base das Lajes e lembra que há ano e meio já tinha sido dito que os EUA não iam reduzir mais a presença na Base.
Corpo do artigo
O Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, pede rigor à encarregada de negócios da Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, Herro Mustafa.
Quinta-feira, a diplomata norte americana garantiu que os Estados Unidos vão continuar nas Lajes sem qualquer redução de pessoal. Vasco Cordeiro agradece o interesse da encarregada de negócios mas lembra os militares e civis que no último ano saíram da base açoriana.
"Esta declaração de não redução nem de saída agora feita não pode fazer esquecer que, em pouco mais de um ano, houve uma redução de 1150 militares norte-americanos e famílias, houve uma reprodução de 390 trabalhadores portugueses", disse o governante.
TSF\audio\2017\05\noticias\05\vasco_cordeiro_1_ñ_faz_esquecer
Vasco Cordeiro lembra que há ano e meio, numa reunião da comissão bilateral já tinha sido dito que os EUA não iam reduzir mais a presença nas Lajes. Do mesmo modo, adianta o Presidente do Governo Regional, nem o investimento agora anunciado por Herro Mustafa deve ser entendido como algo de novo.
TSF\audio\2017\05\noticias\05\vasco_cordeiro_2_investimento
"É verdade também que há cerca de oito milhões de euros de investimento na base, mas também aqui convém não esquecer que esse investimento é exatamente para adaptar as estruturas da Base à brutal redução de efetivos que ocorreu", adiantou.