Deco alerta para publicidade enganosa. Empresa de aparelhos auditivos faz-se passar por Portal de Saúde
A campanha é dirigida a pessoas com mais de 60 anos e anuncia rastreios gratuitos com a garantia do Serviço Nacional de Saúde. Mas, os testes são afinal promovidos pela Amplifon Portugal e feitos nos centros Minisom. Em dois meses, a Deco reuniu uma centena de queixas e alertou para "uma lesão grave" para o consumidor
Corpo do artigo
A oferta de um rastreio auditivo para maiores de 60 anos promovido por uma empresa através de um portal confundido com um canal oficial do SNS motivou cerca de 100 queixas à associação DECO nos últimos dois meses.
A associação de defesa do consumidor emitiu esta segunda-feira um comunicado a alertar para a comunicação promocional de rastreio auditivo difundido pelo Portal Saúde depois de receber uma centena de pedidos de apoio. À TSF, a coordenadora do gabinete de apoio ao Consumidor Ana Sofia Ferreira reforçou o alerta para um rastreio promovido por uma empresa que tem como objetivo apenas a venda de aparelhos.
Os queixosos são pessoas que fizeram o rastreio e querem agora cancelar a compra do aparelho auditivo, a preço elevado e feita a prestações, sem que muitos dos compradores, segundo relatos à Deco, se tenham apercebido que assinaram, além de um contrato de venda, um contrato a crédito.
Estes aparelhos são efetivamente caros. Não é um negócio de 50 ou 100 euros. Há aqui uma lesão grave para o consumidor (Ana Sofia Ferreira)
A Deco indicou que a publicidade, já denunciada pela associação à Entidade Reguladora da Saúde, visa um público mais idoso e vulnerável, com menos literacia digital e que é induzido em erro, porque a mensagem publicitária é abusiva e muitos só se apercebem mais tarde que o rastreio é feito pela Amplifon Portugal, que vende os aparelhos, mas fazendo-se passar por uma entidade oficial ao usar o nome de Portal Saúde.
A maior parte das queixas recebidas são de pessoas que não têm qualquer necessidade de usar aparelho auditivo, mas apenas fazer um rastreio gratuito, frisou a associação, explicando que só após horas de testes auditivos é que são confrontados com a venda do aparelho e muitos sentem-se constrangidas a dizer que não querem, tratando-se por isso de uma venda agressiva.
Com o título "Se tem mais de 60 anos já pode fazer online o agendamento de um teste auditivo gratuito", a publicidade ao rastreio anuncia uma campanha que abrange todo o território nacional, e conta com mais de 100 centros certificados disponíveis para todas as pessoas com mais de 60 anos, que são os centros Minisom da empresa que vende serviços de saúde de reabilitação auditiva com recurso a aparelhos auditivos.
A Deco considera enganosa a forma como é apresentado o anúncio, por poder induzir em erro os consumidores quanto à verdadeira entidade promotora do rastreio e, assim, influenciar indevidamente qualquer decisão.
Por outro lado, a informação no anúncio sobre os potenciais riscos de desenvolvimento de doenças devido à perda auditiva, que a associação considera poder gerar alarme junto dos consumidores mais vulneráveis, pode precipitar a decisões menos esclarecidas.
