Demissão de Cabrita? BE, PCP e CDS querem esperar para ouvir explicações do ministro
Partidos concordam que posição do ministro da Administração Interna é "frágil". Eduardo Cabrita será ouvido no Parlamento na próxima terça-feira, a propósito da morte de um cidadão ucraniano às mãos de inspetores do SEF.
Corpo do artigo
O Bloco de Esquerda, O PCP e o CDS-PP querem ouvir os esclarecimentos do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na Assembleia da República, antes de se falar em qualquer demissão no Executivo.
Esta manhã, no Fórum TSF, o PSD defendeu que Eduardo Cabrita não tem condições para se manter no cargo, depois de ter mentido e omitido informações ao Parlamento acerca do caso do homicídio de um cidadão ucraniano, em março deste ano, no aeroporto de Lisboa, pelo qual três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foram acusados na Justiça.
13123952
Os restantes partidos da oposição, mostram, no entanto, uma postura mais moderada. Em declarações no Fórum TSF, José Manuel Pureza, deputado do Bloco de Esquerda, defendeu que a responsabilidade política não acaba no SEF, abrange também o ministro, mas que é preciso ouvir o que este tem a dizer.
"Vai depender do conteúdo da audição do ministro da Administração Interna aqui no Parlamento", indicou. "O ministro tem-se remetido, até agora, ao silêncio. E esse silêncio evidentemente que o fragiliza, mas, justamente por uma questão de princípio, entendemos que é no Parlamento que o ministro da Administração Interna deve prestar todos os esclarecimentos que lhe forem solicitados e é em função disso que veremos se tem condições para se manter no cargo", declarou.
TSF\audio\2020\12\noticias\10\jose_manuel_pureza_1
Quanto ao PCP, considera que a diretora nacional do SEF - cuja demissão foi anunciada esta quarta-feira - deveria ter saído do cargo há mais tempo e reconhece que o ministro da Administração Interna sai "fragilizado" desta situação.
13120113
O deputado comunista António Filipe recordou, no entanto, no Fórum TSF, que "não é hábito do PCP pensar que os problemas se resolvem com a cabeça de ministros". "Não vale a pena trocar de ministro para tudo continuar na mesma", constata.
TSF\audio\2020\12\noticias\10\antonio_filipe_1
Já o CDS, pela voz do deputado João Almeida, do CDS, considera que "degradaram ainda mais as condições" para que Eduardo Cabrita se mantenha na liderança do Ministério da Administração Interna - sobretudo, depois das críticas da líder parlamentar do próprio PS, Ana Catarina Mendes, que referiu que a demissão da diretora do SEF pecava por tardia.
13123672
"Está cada vez mais frágil a posição do ministro, mas, obviamente, nós não podemos invocar o Estado de Direito para umas coisas e omitir a sua importância noutras. O ministro deve prestar esclarecimentos ao Parlamento e é em função disso que deve ser avaliado", referiu o deputado centrista, no Fórum TSF. "
TSF\audio\2020\12\noticias\10\joao_almeida_2
*com Manuel Acácio e Margarida Serra