Demissão de Marta Temido, Santa Maria esclarece transferência de grávida e outros destaques TSF
A demissão de Marta Temido e reações de todos os partidos, sindicatos e outros responsáveis na área da Saúde marcaram a manhã informativa. O Hospital de Santa Maria justificou a decisão de transferir a grávida que acabou por morrer.
Corpo do artigo
A notícia que marca o dia chegou durante a madrugada. Marta Temido apresentou a demissão do cargo de ministra da Saúde.
15124125
António Costa aceitou a demissão, mas fonte próxima do primeiro-ministro avançou que a substituição "não será rápida", uma vez que seria desejável "que ainda fosse Marta Temido a levar ao Conselho de Ministros o diploma que regula a nova direção executiva do SNS".
15124291
Marcelo Rebelo de Sousa já foi informado e "aguarda a formalização do pedido de exoneração, bem como da proposta de nomeação de novo titular".
15124778
Da pandemia às crises no SNS, muitas foram as dificuldades da ministra da Saúde ao longo de quase quatro anos de mandato. Recordamos o percurso conturbado de Marta Temido aqui:
15124240
O PSD foi o primeiro partido a reagir, considerando que a demissão "peca por tardia" e representa a "falência da política de saúde do Governo".
15124585
Também o Bloco de Esquerda aponta o dedo a todo o Governo, defendendo que "uma linha de continuidade na saúde é o desastre".
15124675
Por sua vez, o PAN considerou que a saída de Marta Temido "era inevitável".
15124395
Já o Livre aponta que a demissão da ministra da Saúde pode ser interpretada como "uma desistência" do Governo de resolver os problemas no setor e exigiu "sinais claros" do primeiro-ministro.
15124463
O CDS-PP defendeu que a demissão de ministra da Saúde já se justificava "há muito", mas alertou que a mudança do titular da pasta não resolve os problemas estruturais do Serviço Nacional de Saúde.
15124855
O bastonário da Ordem dos Médicos afirma que só António Costa e Marta Temido podem explicar o porquê da demissão da titular da pasta da Saúde e que para o cargo se pretende alguém que "faça acontecer".
15124342
Para Jorge Roque da Cunha, secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos, Marta Temido revelou ter incapacidade de ter uma posição junto do ministro das Finanças e incapacidade de diálogo com os parceiros do setor.
15124308
"Falta de imaginação e falta de vontade política para resolver os problemas" no Serviço Nacional de Saúde são as lacunas apontadas pelo presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho.
15124324
Pedro Costa, presidente do Sindicato dos Enfermeiros, junta-se às críticas, referindo que "Marta Temido mostrou claramente que não tinha uma visão estratégica para o SNS"
15124374
"A dificuldade de diálogo que foi acumulando com os diferentes intervenientes acabou por ditar esta demissão", afirma, por sua vez, o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Xavier Barreto.
15124382
Porfírio Silva, deputado do PS, agradeceu a Marta Temido e elogiou o seu trabalho, "um trabalho que ficará na memória de todos, porque merece".
15124891
A demissão da ministra foi precipitada pela morte de uma mulher grávida enquanto era transferida do Hospital de Santa Maria para o Hospital São Francisco Xavier, por falta de vagas no serviço de neonatologia. Foi a melhor decisão para o bebé, defenderam os responsáveis esta manhã.
15124644