Demissão em tempo recorde, Costa quer PR envolvido nas nomeações para o Governo e outros destaques TSF
Depois de uma tarde marcada pelo debate da moção de censura no Parlamento, Carla Alves anunciou que ia abandonar o cargo para o qual fora empossada cerca de 24 horas antes.
Corpo do artigo
Foi uma polémica de um dia só. Horas depois da notícia que dava conta de que nova secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, tem diversas contas arrestadas na sequência de uma investigação que visa o marido, e menos de uma hora depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter condenado o caso, Carla Alves demitiu-se. Esteve cerca de 24 horas no cargo.
15606538
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que o caso tinha "um peso negativo" em termos políticos. Uma pessoa que "tem uma ligação familiar próxima com alguém que é acusado num processo de uma determinada natureza criminal, à partida tem uma limitação política", disse.
15606284
Antes, durante o debate da moção de censura - que sem, surpresas, acabou chumbada - António Costa defendeu Carla Costa no Parlamento. "A secretária de Estado disse-me que nas contas delas não consta nenhum rendimento não declarado. Tudo o que ganhou, declarou", garantiu o primeiro-ministro.
15603750
Também no debate da moção de censura, o primeiro-ministro anunciou que vai propor ao Presidente da República um "circuito" para "garantir maior transparência e confiança de todos no momento da nomeação" de membros do Governo, considerando que este sistema pode ser melhorado.
15605544
A medida não é consensual. Em declarações à TSF, Pedro Bacelar Vasconcelos e Fernando Negrão demonstraram opiniões contrárias quanto à constitucionalidade da medida.
15605851
O presidente do PSD já se manifestou contra a ideia, considerando "um absurdo" a sugestão de Costa. Luís Montenegro diz que o primeiro-ministro tem de ser responsável pelas suas escolhas.
15606566
Um surfista de 47 anos e nacionalidade brasileira morreu esta quinta-feira, quando praticava surf na Praia do Norte, na Nazaré.
15605906
A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, admite que o uso de bicicletas e trotinetas nas cidades tem de ser repensado. No entanto, na apresentação do estudo "Linhas de Orientação sobre Regulação da Micromobilidade Partilhada", a representante do Governo não esclareceu se o Executivo está a pensar mexer no Código da Estrada, mas defendeu que estas novas formas de mobilidade têm de respeitar as regras de segurança.
15604846
Na atualidade internacional, um anúncio de Putin: as tropas russas a combater na Ucrânia observarão um cessar-fogo de 36 horas entre o meio-dia de 6 de janeiro e a meia-noite de 7, altura em que se festeja o Natal ortodoxo na Rússia e Ucrânia.
15604822