Tudo indica que este ataque terá sido cometido pelo mesmo grupo que, no domingo, atacou os sites da SIC e do Expresso.
Corpo do artigo
Mais um ataque informático. Desta vez, ao site de divulgação de fotografia "Olhares", que também pertence ao grupo Impresa.
Numa publicação na rede social Facebook, a Olhares confirma que "os sites do grupo Impresa foram alvos de um ataque informático".
"Por razões de segurança, pedimos que não aceda nem reencaminhe nenhuma das várias comunicações que estão a ser enviadas em nome das marcas do grupo Impresa. Continuamos a desenvolver as ações e medidas necessárias no sentido de resolver a situação tão rápido quanto possível", acrescenta.
Ao que tudo indica, o ataque terá sido feito pelo grupo de 'hackers', conhecido por "Lapsus", o mesmo que atacou os sites da SIC e do Expresso.
"Os dados serão vazados caso o valor necessário não for pago. Estamos com acesso nos painéis de cloud (AWS) entre outros tipos de dispositivos. O contacto para o resgate está abaixo", pode ler-se quando se tenta entrar na página "Olhares".
O site "Olhares" é uma das maiores páginas de divulgação de fotografia em Portugal, tendo mais de 120 mil seguidores nas redes sociais. A plataforma inclui uma academia com cursos de fotografia online e presenciais, disponíveis em Portugal e no Brasil.
14455684
No domingo, os sites da SIC e do Expresso foram alvo de um ataque informático. Desde esse dia, as páginas do grupo Impresa têm estado indisponíveis.
Em comunicado, o grupo de comunicação social descreveu o sucedido como "um atentado nunca visto à liberdade de imprensa em Portugal na era digital" e confirmou estar a trabalhar "com as autoridades competentes, nomeadamente com a Polícia Judiciária e com o Centro Nacional de Cibersegurança".