Depressão Bert. Chuva e vento forte colocam seis distritos do continente sob aviso laranja
Em causa estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro e Viseu
Corpo do artigo
Seis distritos de Portugal continental estão, a partir do final da tarde deste domingo, sob aviso laranja devido à chuva e vento forte, efeitos da passagem de uma superfície frontal fria associada à depressão Bert. Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro e Viseu serão as regiões mais afetadas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que, em Braga e Viana do Castelo, os avisos entram em vigor às 18h00 deste domingo por causa do vento. A chuva deverá chegar com mais força a partir das 20h00. Já no Porto e em Aveiro, o aviso laranja devido à precipitação funciona a partir das 20h00. Em Viseu e Vila Real, as condições meteorológicas agravam-se a partir das 21h00.
O resto do território continental estará sob aviso amarelo devido à chuva e vento forte, à exceção de Faro, que estará sob aviso amarelo devido à agitação marítima.
A ilha da Madeira também está sob aviso amarelo devido à chuva, alerta que se irá manter até ao meio-dia na maioria do arquipélago, incluindo a ilha do Porto Santo.
No caso da costa sul e das regiões montanhosas da ilha da Madeira, o aviso amarelo estará em vigor até às 15h00.
O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. O IPMA emite o aviso laranja sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.