A intempérie será sentida na Madeira durante todo o dia desta segunda-feira. Também o arquipélago dos Açores está a ser afetado pelos efeitos desta tempestade
Corpo do artigo
O arquipélago da Madeira vai ser afetado, esta segunda-feira, por vento e chuva forte com a passagem da depressão Dorothea. Em declarações à TSF, a meteorologista Ângela Lourenço refere que se espera chuva "com alguma intensidade" em toda a ilha da Madeira, bem como no Porto Santo, e as rajadas de vento já atingiram os "80/85 quilómetros por hora". O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) indica que o período mais crítico será durante a manhã.
"Do ponto de vista da precipitação, espera-se que o período mais crítico seja agora o período da manhã. Existe um aviso amarelo até às 12h00 desta segunda-feira. O vento vai soprar com alguma intensidade durante praticamente todo o dia e provavelmente a partir do meio da tarde já se vai começar a notar a diminuição da intensidade do vento, mas muitos locais, principalmente, as terras mais elevadas da ilha da Madeira e a parte oeste da Ilha da Madeira terão vento forte com rajadas que poderão atingir 90 quilómetros por hora e nas zonas mais elevadas podem chegar aos 110 quilómetros por hora", explica.
Segundo o IPMA, esta depressão “terá um deslocamento lento para norte, pelo que se prevê que o seu centro não se aproxime deste arquipélago”.
Contudo, adianta o IPMA, “a vasta região depressionária à qual está associada é responsável pela alteração do estado do tempo na Madeira, com o aumento da intensidade do vento, a ocorrência de chuva, mais intensa na vertente sul e terras altas da ilha da Madeira, e o aumento da agitação marítima na costa sul e nas zonas marítimas de responsabilidade nacional”.
Também indica que estão previstas rajadas até os 75 quilómetros por hora do quadrante sul, persistindo estas condições adversas durante esta segunda-feira, “esperando-se que nas terras altas as rajadas possam atingir valores na ordem dos 100 quilómetros”.
Quanto à precipitação, refere que pode ser “por vezes forte na vertente sul e terras altas da ilha da Madeira” até esta segunda-feira.
No caso da agitação marítima, na costa sul, irá ser do quadrante sul, até 2,5 metros de altura significativa.
Além da Madeira, a depressão Dorothea também vai afetar os Açores. De acordo com o IPMA, nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, que constituem o grupo Oriental, o aviso amarelo relativo à precipitação por vezes forte está em vigor até às 16h00 desta segunda-feira.
O aviso amarelo relativo ao vento, que sopra de leste, rodando para sueste, vigora também até às 16h00.
A depressão Dorothea, com um sistema frontal associado, foi nomeada pela Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (AEMET), estimando-se que se encontre pelas 12h00 dos Açores centrada a 34º norte e 29º este, ou seja, a cerca de 500 quilómetros a sul do grupo central.
São esperadas rajadas até 70 a 75 quilómetros por hora nos grupos Ocidental e Central e até 95 quilómetros por hora no grupo Oriental. São esperadas ondas do quadrante leste a variar entre os 3 e os 4 metros de altura.
O aviso amarelo aponta para um risco moderado, mas salvaguarda uma situação meteorológica com potencial de se tornar perigosa.
