Em declarações à TSF, Elsa Vieira, do IPMA dos Açores, aponta que durante o dia desta sexta-feira é ainda esperada "precipitação forte", acompanhada de rajadas de vento que podem atingir os 150 km/hora
Corpo do artigo
Pelo menos 19 voos da TAP e da SATA com destino ou embarque nos Açores e partidas ou chegadas de Lisboa, Porto e Faro foram cancelados esta sexta-feira devido à depressão pós-tropical Gabrielle.
De acordo com o site da ANA - Aeroportos, consultado por volta das 08h00, alguns dos voos, que estavam agendados para o final da tarde desta sexta-feira, surgem já como cancelados.
O ciclone tropical Gabrielle começou a atingir os Açores pelas 22h00 locais de quinta-feira. As ilhas dos grupos Central (Pico, Faial, Graciosa, Terceira e São Jorge) e Ocidental (Flores e Corvo) mantêm-se sob aviso vermelho – o mais grave numa escala de três – devido às previsões de precipitação, vento e agitação marítima.
Em declarações à TSF, Elsa Vieira, do IPMA dos Açores, afirma igualmente que o aviso de agitação marítima vigora até às 15h00, sendo que as condições meteorológicas deverão amenizar a partir das 09h00 de sábado.
Para esta sexta-feira é, contudo, esperada "precipitação forte", acompanhada de rajadas de vento que podem atingir os 150 km/hora.
"Em relação ao grupo central, até agora, a rajada máxima foi de 154 km por hora registado na Horta. Na Graciosa, 117 km por hora. Em termos de precipitação, o mais elevado que nós temos foi 53 litros por metro quadrado acumulado em três horas na Graciosa. No Grupo Oriental, a mesma coisa: até às 09h00 poderá ocorrer precipitação, por vezes forte e rajada da ordem dos 100-110 km/hora", adianta.
O Governo Regional declarou situação de alerta até às 18h00 de sexta-feira, nos grupos Central e Ocidental, proibindo determinadas atividades.
Nestas ilhas, foram também encerrados serviços públicos não urgentes e essenciais, incluindo escolas.