Depressão Laurence a caminho de Portugal: chuva forte coloca oito distritos sob aviso amarelo
Há ainda quatro distritos sob aviso laranja devido ao mar agitado
Corpo do artigo
Oito distritos de Portugal Continental vão estar sob aviso amarelo a partir do final da tarde de domingo devido à chuva e quatro estarão sob aviso laranja devido à agitação marítima na segunda-feira, segundo o IPMA.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Beja, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal vão estar sob aviso amarelo a partir do final da tarde de domingo devido à "chuva por vezes forte", associada à depressão Laurence.
O aviso amarelo vigora a partir das 18h00 de domingo em Beja, Faro, Lisboa e Setúbal e a partir das 21h00 em Évora, Leiria, Portalegre e Santarém.
Em Lisboa e Setúbal, este alerta termina às 00h00 de segunda-feira, enquanto nos restantes distritos se prolonga até às 03h00.
Já a partir das 15h00 de segunda-feira será a agitação marítima a deixar sob aviso amarelo os distritos de Beja, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa e Setúbal, subindo este alerta para o nível laranja em Beja, Faro, Lisboa e Setúbal entre as 18h00 de segunda-feira e as 06h00 de terça-feira.
O IPMA prevê "ondas de sudoeste com 5 a 7 metros de altura significativa, podendo atingir altura máxima de 14 metros".
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê este sábado para o Continente céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente muito nublado a partir do final da tarde.
São aguardados aguaceiros em especial a partir da tarde, que serão de neve acima de 1.000/1.200 metros de altitude, e a formação de gelo ou geada no interior.
Na costa ocidental, o mar apresenta ondas de noroeste com dois a três metros, diminuindo para um a dois metros, enquanto na costa sul as ondas serão de sudoeste com um a dois metros, diminuindo para um metro.
As temperaturas irão variar entre a máxima de 16 graus em Setúbal, Faro e Sagres e a mínima de -2 em Bragança.
