A Assembleia da República elegeu, esta sexta-feira, Pinto Balsemão, Marques Mendes, Luís Filipe Menezes, António José Seguro e Manuel Alegre para o Conselho de Estado.
Corpo do artigo
Na eleição em urna, votaram 225 deputados, 154 favoravelmente, enquanto 59 foram votos em branco e dez nulos.
Foram também eleitos, como suplentes para o órgão de consulta do Presidente da República, Alfredo Bruto da Costa e Helena Nazaré, indicados pelo PS, e Pedro Lynce e José Matos Correia, pelo PSD.
O PS estará representado pelo seu líder, António José Seguro, e pelo antigo candidato presidencial Manuel Alegre, enquanto o PSD conta com o militante número um do partido, Francisco Pinto Balsemão, e pelos ex-líderes Luís Marques Mendes e Luís Filipe Menezes.
Os deputados elegeram ainda, com 166 votos favoráveis, para o Conselho de Defesa Nacional o deputado Correia de Jesus (PSD) e o deputado João Soares (PS). Na votação foram registados 51 votos brancos e seis nulos.
Para a Comissão Nacional de Eleições foram eleitos João Azevedo Oliveira, Godinho de Matos, Manuel dos Santos Machado, João Rosa de Almeida, Carla Luís e Álvaro de Oliveira Saraiva.
Votaram 223 deputados, 192 favoravelmente, tendo-se registado 28 votos brancos e três nulos.