No Parlamento os deputados estão, esta tarde, a votar muito lentamente as 25 propostas de alteração que o PCP apresentou numa tentativa de travar a reorganização das freguesias nos moldes propostos pela maioria PSD/CDS.
Corpo do artigo
Ao todo são 25 as alterações apresentadas pelo PCP para a eliminação de todos os artigos relativos à agregação das juntas de freguesia conforme a lei proposta pelo Governo e recentemente aprovada pela maioria parlamentar PSD/CDS-PP.
Os presidentes das câmaras de Cascais, Oeiras, Sintra e Mafra apelaram hoje a uma «intervenção urgente do Governo» para ajudar a resolver os problemas de financiamento da empresa de tratamento de resíduos Tratolixo.
«A situação é muito grave e exige uma resposta urgente do Governo e das Águas de Portugal. Já tivemos várias reuniões com eles [Governo e Águas de Portugal], mas até agora ainda não deram resposta», explicou em conferência de imprensa o presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara.
A Tratolixo, que é responsável pelo tratamento dos resíduos sólidos dos concelhos de Sintra, Oeiras, Cascais e Mafra, tinha anunciado na quinta-feira que o financiamento da central de produção de biogás da empresa tinha sido suspenso devido à «incapacidade de negociar com as entidades bancárias».
O contrato de financiamento desta segunda unidade da Tratolixo, na Abrunheira, Mafra, foi assinado em 2005 e a construção iniciada em 2009.
No entanto, em abril de 2011 as entidades bancárias deixaram de financiar as obras por incumprimento da Tratolixo.
O autarca referiu que as quatro câmaras estão dispostas a «assumir as suas responsabilidades», mas que espera uma igual resposta do Governo.