Incidente provocou quatro feridos. Circulação na linha azul do metro de Lisboa foi interrompida e deverá manter-se assim nos próximos dias.
Corpo do artigo
Um desabamento na estação de metro da Praça de Espanha, esta terça-feira, em Lisboa, provocou quatro feridos ligeiros e está a interromper a circulação na linha azul do metro. Segundo o município, o incidente foi motivado por "um erro" nas obras que decorrem no local.
O INEM, no Twitter, revela que dois feridos foram transportados para o Hospital de Santa Maria - um homem de 27 anos e uma mulher com 54 - outros dois acabaram por receber assistência no local, sem necessidade de transporte ao serviço de urgência - duas mulheres de 25 e 26 anos.
1310955646087462912
O Metro de Lisboa diz esperar "retomar a circulação o mais breve possível". Já a PSP, através do Twitter, aconselha a encontrar alternativas.
1310943373503672320
O vereador da Proteção Civil, Carlos Castro, em declarações aos jornalistas, admitiu prever pelo menos um ou dois dias de interrupção da circulação na estação de metro da Praça de Espanha e garantiu respostas adequadas, em parceria com o metro e com a Carris.
"Temos consciência do impacto que o corte desta linha tem, não só na cidade de Lisboa mas também em toda a área metropolitana. Já houve um reforço da Carris nesta ligação", sublinhou o vereador.
Na altura do acidente, referiu, estavam cerca de 300 pessoas na composição.
12777427
Recordando que a galeria do metropolitano em questão é muito antiga, Vítor Domingues dos Santos, presidente do Metro de Lisboa, afirmou que estava tudo a operar normalmente e que "foram as obras na Praça de Espanha que causaram o incidente". Mas também explicou quais vão ser os próximos passos e reconheceu que a circulação em parte da linha azul do metro vai ter de ficar interrompida nos próximos dias.
"O que estamos a fazer é tirar o metro de onde está. O trajeto fica cortado entre Laranjeiras e Marquês de Pombal e não sabemos ainda quanto tempo vai demorar. Primeiro vamos retirar o comboio, reforçar a galeria existente, que é muito antiga, e depois de termos condições de segurança vamos limpar a linha", clarificou Vítor Domingues dos Santos.
Fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP referiu à Lusa que o alerta para o incidente foi dado cerca das 14h30 e acrescentou que a circulação na linha Azul está interrompida desde as 14h23, altura em que se deu o "abatimento de um teto" entre a estação de São Sebastião e a Praça de Espanha.
Atualizada às 16h28