O padre responsável pelo templo conta à TSF que tudo aconteceu devido ao mau tempo e ao facto de não se ter concluído uma reabilitação iniciada em 2014.
Corpo do artigo
O padre Armando Dias relata que aconteceu "uma derrocada de uma parte, embora pequena, do teto que está no batistério", devido ao temporal dos últimos dias.
O padre adiantou ter reportado o caso, através de um ofício enviado à Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), responsável pela reabilitação do templo no âmbito do projeto Rota das Catedrais no Norte, com comparticipação do Programa Operacional Regional do Norte (ON2).
À TSF, o responsável pela Sé explica que a primeira empreitada não chegou a ser concluída. A intervenção no templo começou em novembro de 2014 e previa quatro fases, num investimento global de "mais de meio milhão de euros".
Agora,"técnicos da DRCN vão hoje deslocar-se à Sé para avaliar a situação. Questionado sobre o que vai dizer desta vez aos técnicos, o padre Armando Dias é categórico: "Não vou dizer nada porque certamente eles vão trazer máquinas fotográficas, têm os seus estudos técnicos, percebem o que é o património, e não faz falta dizer nada. Quanto a argumentos, não há factos".
A Sé Catedral de Viana do Castelo é uma construção do Século XV, de estilo românico, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1953.