Desconfinamento igual em todos os concelhos, mas há 19 em alerta. Saiba quais
António Costa referiu que, se os concelhos continuarem na zona de risco nos próximos 15 dias, não avançarão para a próxima fase do desconfinamento.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro confirmou esta quinta-feira que Portugal dará o próximo passo no desconfinamento, a partir de segunda-feira. O desconfinamento será igual em todos os concelhos, mas António Costa informou que há 19 em alerta.
O primeiro-ministro alertou que, de acordo com as propostas dos especialistas, se os concelhos continuaram na zona de risco nos próximos quinze dias, não avançarão para a próxima fase do desconfinamento.
"Temos um total de dezanove concelhos acima do limiar de risco, seis dos quais acima dos 240 novos casos por cem mil habitantes", adiantou.
Ainda assim, Costa notou que, "para já", o avanço será igual em todo o país.
Sobre a Páscoa, o governante referiu que as medidas de risco se mantém até dia 5 de abril. "Devemos evitar os convívios com todos. O tradicional almoço de Páscoa deve ser evitado", alertou.
CONSULTE AQUI AS MEDIDAS DA SEGUNDA FASE DE DESCONFINAMENTO
"Quando estamos a falar da nossa família, estamos a falar de todos os que queremos proteger. Renovo o apelo para que todos façamos o esforço para que esta Páscoa não seja infeliz", afirmou Costa.
António Costa lembrou as variáveis que o país tem de ter em conta para avaliar o progresso do plano de desconfinamento. O primeiro-ministro adianta que Portugal teve uma avaliação positiva.
"Claramente, mantemo-nos no quadrante verde da nossa matriz", apontou.
Ainda assim, quanto ao Rt, o primeiro-ministro notou que o número tem vindo a acelerar. "Ao contrário da incidência que se dirige na boa direção, o risco de transmissão está numa zona próxima do amarelo", disse.
Costa, com recurso ao célebre gráfico do X, notou que Portugal continua na zona verde, dando o passo seguinte no plano de desconfinamento.
13523907
13525856
13525858
13525846
13525964
13526006