Albufeira tem agora 11 desfibrilhadores nas ruas e 170 socorristas prontos a ajudar.
Corpo do artigo
Na cidade de Albufeira foram colocados 11 equipamentos DAE - Desfibrilhação Automática externa e formados 170 operacionais para os manobrar. Os equipamentos estão colocados em sítios chave do concelho e em cabines sinalizadas.
A abertura das cabines é realizada remotamente através da central de comunicações dos Bombeiros de Albufeira, que funciona 24 horas por dia.
TSF\audio\2018\06\noticias\12\maria_augusta_casaca_desfibrilhadores_albufeira
António Coelho, comandante da corporação, salienta que em 2017 tiveram 95 acontecimentos de paragem cardiorrespiratória e sete foram revertidos com sucesso."Se calhar teríamos tido mais sucesso se quem testemunhasse tivesse esta formação que está a ser ministrada."
Quando uma cabine é acionada são de imediato contactados, através de uma chamada telefónica automática, todos os socorristas de proximidade. Isso permitirá que as manobras de reanimação sejam de imediato iniciadas até que chegue o socorro dos bombeiros.
O presidente da câmara considera que "este é mais um contributo para tornar Albufeira um concelho mas seguro".
A morte súbita cardíaca é causada por uma arritmia chamada fibrilhação ventricular, que impede o coração de bombear sangue. O único tratamento eficaz é a desfibrilhação elétrica.