Desistências do ensino superior relacionadas com valor das propinas, diz estudante
O presidente da Associação Académica da Universidade da Madeira, Luís Nicolau, considera que na base da subida do número de estudantes que desistiram do ensino superior está o valor das propinas.
Corpo do artigo
Este ano lectivo o número de estudantes do ensino superior que cancelou a matrícula subiu 6 por cento em relação ao mesmo período de há um ano, de acordo com a edição do jornal Público desta terça-feira.
Num comentário a esta notícia, o presidente da Associação Académica da Universidade da Madeira, Luís Nicolau, aponta falhas na acção social e diz que o valor das propinas é a principal tendência para estas desistências.
Luís Nicolau diz ainda esperar «que muitos mais alunos desistam no futuro não só na Universidade da Madeira, mas em muitas outras, enquanto não forem asseguradas as condições para que possam prosseguir os seus estudos».
O presidente da Associação Académica da Universidade da Madeira afirma também que são difíceis de apurar os números reais das desistências, porque esta situação engloba problemas financeiros e um factor de vergonha da parte de quem atravessa estas dificuldades.