Desporto, política, música e humor: eis os programas mais ouvidos na TSF em 2024
Corpo do artigo
Com o ano de 2024 a terminar, as últimas semanas de dezembro são, inevitavelmente, de balanços. Por isso, a TSF faz uma lista dos programas que foram mais ouvidos no site da Rádio durante os últimos 366 dias. O desporto, a política, a música e o humor foram os temas que mais interessaram aos ouvintes e aos leitores.
Em quinto lugar, surge o Faking News, um programa de humor que, entre março e junho, fez "as notícias dançarem". Da autoria de Produções Fictícias com textos de Mário Botequilha e interpretação de Joana Pais de Brito e Rui Unas. Em setembro, o Faking News deu lugar ao Os Especialistas, com Joana Pais de Brito e Rui Unas a interpretarem textos de Nuno Artur Silva e Mário Botequilha e a darem voz a especialistas em pequenas coisas e grandes generalidades que fazem mover o mundo.
De seguida, a música, com A Playlist de... Com produção executiva de Nelson Santos, uma figura pública é convidada pela TSF a programar, todas as semanas, uma hora de música diária.
Da música para a política, a economia e o mundo. O Princípio da Incerteza, da TSF e da CNN Portugal, com José Pacheco Pereira, Alexandra Leitão, Miguel Macedo e Carlos Andrade (moderador), surge em terceiro lugar dos programas mais ouvidos durante o ano de 2024.
Todas as semanas, os comentários de Pacheco Pereira, Alexandra Leitão e Miguel Macedo (que reforçou o painel em maio) dão notícia. Destaque para a edição do dia 17 de junho, onde José Pacheco Pereira abordou as acusações feitas por Ana Paula Martins às administrações hospitalares. O social-democrata considerou que muitas das declarações da ministra da Saúde foram parte do ambiente de radicalismo contra o PS, que não existia antes das eleições legislativas.
Antes, em abril, quando ainda António Lobo Xavier fazia parte do painel de comentadores, esteve em destaque a análise à descida do IRS. Alexandra Leitão questionou a credibilidade do Governo de Luís Montenegro ao falar de um "choque fiscal" que, afinal, não existia. Já Lobo Xavier referiu-se a uma "sugestão falsa e ambígua". Pacheco Pereira considerou que estas polémicas ajudam o Chega a crescer.
Em segundo lugar da lista surge o Fórum TSF. Sem temas tabu nem verdades feitas, os ouvintes são desafiados a dizerem o que pensam e a debater sobre a notícia do dia. Uma das edições em destaque foi a do dia 15 de novembro, em que as mudanças nas regras do trabalho da Função Pública foram o tema em debate. A oposição à esquerda disse querer discutir estas "matérias caras" no Parlamento e levantou muitas dúvidas sobre a alteração à lei geral do trabalho em funções públicas avançada pelo Governo.
As várias propostas de alteração à forma como os motociclos circulam na estrada também estiveram em destaque no Fórum TSF. A ultrapassagem pela direita, a circulação entre carros e o fim da inspeção para estes veículos foram algumas das ideias em discussão. As associações falaram em "projeto de lei suicida" e os deputados defenderam-se com a "regulamentação de uma prática" comum.
No topo do pódio está o Visão de Jogo. Em agosto, Sofia Oliveira juntou-se a Luís Freitas Lobo e Jorge Maia, para discutir o modelo de jogo da jornada e dos grandes jogos europeus.
