"Destralha a tua casa." Campanha do Electrão quer incentivar reciclagem de equipamentos elétricos

Lisa Soares / Global Imagens (arquivo)
Carregadores de telemóvel que já não funcionam, lâmpadas, pilhas ou torradeiras avariadas são alguns exemplos de aparelhos dos quais pode livrar-se ao reciclá-los com esta iniciativa. A TSF falou com o diretor-geral da associação, que explica como deve reciclar estes equipamentos
Corpo do artigo
Quem não tem um equipamento elétrico que não usa lá em casa, que atire a primeira pedra. Este é um cenário familiar para muitos portugueses, tal como descreve à TSF o diretor-geral do Electrão, Ricardo Furtado. "Todos nós acabamos por ter em casa uma série de equipamentos [elétricos] que estão fora de uso ou mesmo estragados. Estamos a falar em telemóveis, portáteis, comandos, torradeiras. Acabamos por ter uma tendência de os acumular no fundo de uma gaveta, porque são equipamentos que, regra geral, são de pequena dimensão."
O diretor-geral da Eletrão, Ricardo Furtado, nota que, apesar do progresso registados nos últimos anos, ainda há dificuldade em reciclar este tipo de produtos. Aumentar a consciência da importância da reciclagem e mostrar a facilidade do processo são dois dos objetivos desta campanha, que o engenheiro do ambiente descreve como uma "encomenda de amor para a reciclagem".
"Convidamos as pessoas a procurar estes pequenos equipamentos escondidos lá em casa, a juntá-los numa encomenda - numa caixa que pode ser sensivelmente do tamanho de uma caixa de sapatos, ou um pouco maior."
O diretor-geral da associação explica, passo a passo, o que as pessoas podem fazer para reciclar estes aparelhos que já não usam: "Ir ao nosso site, preencher um pequeno formulário muito simples que dará acesso a uma etiqueta, ou um QR Code, para que possam enviar gratuitamente essa embalagem através dos pontos de entrega da DHL que estão disponíveis em todo o lado." Ricardo Furtado exemplifica que estes pontos podem ser encontrados na "pequena lojinha do bairro ou o quiosque".
Ricardo Furtado sublinha que dar uma nova vida a estes aparelhos ajuda a salvar o planeta. "Todos estes equipamentos têm, na sua composição, muitos metais, como, por exemplo, alumínio, o cobre, mesmo o ouro ou a platina, e também plásticos, entre outros componentes. Estes materiais são muito importantes para a reciclagem, porque permitem que nós possamos reaproveitar estes materiais para fazer produtos novos e, portanto, estamos aqui a poupar matérias-primas que de outra forma têm que ser extraídas do planeta."
Para quem tem em casa aparelhos como torradeiras avariadas ou telemóveis antigos que já não usa, a campanha "Destralha a tua casa de equipamentos elétricos" decorre de 14 de outubro a 31 de dezembro. Para mais informações, pode consultar o site da Electrão ou ondereciclar.pt
