A notícia da detenção do ex-primeiro-ministro socialista José Sócrates faz manchete de vários jornais portugueses e é notícia em jornais europeus.
Corpo do artigo
A notícia foi dada em primeira mão pelos sites dos jornais Correio da Manhã e Sol, que anunciaram a detenção do ex-primeiro-ministro, com o semanário a apontar para uma investigação liderada pela Inspecção Tributária de Braga. O Sol referia que a acompanhar as diligências esteve o juiz de instrução Carlos Alexandre.
A cadeia de televisão SIC transmitiu imagens de um carro descaracterizado, junto ao aeroporto de Lisboa, que, alegadamente, transportaria José Sócrates.
A detenção de José Sócrates é o principal destaque no Correio da Manhã e Jornal de Notícias, os dois diários que referem o caso na capa das suas edições deste sábado.
Alguns órgãos de comunicação social internacionais também noticiaram com destaque a detenção do ex-primeiro-ministro.
A agência de notícias francesa AFP (Agence France Presse) soltou um alerta às 00:42 para noticiar a detenção do ex-chefe do Governo. «Portugal: O antigo primeiro-ministro José Sócrates detido no âmbito de um processo por fraude fiscal», destacou a AFP, acrescentando algumas informações às 00:58 e desenvolvendo a notícia à 01:29.
Em Espanha, a agência Efe noticiou a detenção de Sócrates às 00:45: «O ex-primeiro-ministro luso José Sócrates foi detido hoje pela sua presumível ligação a um caso de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção».
O sítio na internet do maior diário espanhol, o El País, noticiou à 01:29 a detenção do ex-chefe do Governo de Lisboa, com o título: «Detido o ex-primeiro-Ministro luso acusado de corrupção».
O El Mundo destacou também o caso na sua página na internet, titulando: «Detido ex-primeiro-ministro luso por presumível fraude fiscal».