Foi descoberta legionela na canalização do Hospital de Bragança. As medidas para tratar da segurança dos doentes já estão a ser tomadas. Em comunicado enviado à TSF, o hospital sublinha que «não foram registados casos de doença».
Corpo do artigo
De acordo com o comunicado, as últimas análises periódicas feitas ontem à água revelaram a existência da bactéria na canalização do hospital.
«Na sequência da monitorização periódica efetuada regularmente à qualidade química e biológica da água, foi identificada na última avaliação, ontem, dia 5 de fevereiro, na Unidade Hospitalar de Bragança, a presença de Legionella Pneumófila Serotipo 1», adianta a nota enviada pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.
«Face ao resultado da análise efetuada, foram tomadas de imediato todas as medidas necessárias», acrescenta a nota. A direção já terá informado os diversos serviços para não utilizarem chuveiros por causa do vapor e em certos casos há doentes que estão a tomar banho com toalhas humedecidas.
Até ao momento «não foram registados casos de doença» e a direção do hospital já está a tomar as medidas necessárias para a desinfeção da água e segurança dos doentes ali internados.
A última ocorrência deste tipo no Hospital de Bragança foi em abril e junho de 2011, quando a bactéria foi detetada na canalização de uma ala do quarto piso do edifício. Três pessoas foram infetadas, duas acabaram por morrer.