
Paulo Spranger/Global Imagens
Um dos quatro cidadãos detidos nas manifestações de sábado contra as medidas de austeridade foi condenado a um ano de prisão com pena suspensa.
Segundo uma informação disponibilizada na página de Internet da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL), um dos detidos foi julgado em processo sumário e condenado «por crime de resistência e coação», com uma pena de 12 meses de prisão, suspensa por igual período e sujeição a regime de prova.
De acordo com a mesma fonte, foram ainda presentes a tribunal mais três cidadãos, que, devido à sua idade e à ausência de antecedentes criminais, foram encaminhados para a Suspensão Provisória do Processo.
A página de internet da PGDL revela que «o Ministério Público propôs, e os arguidos aceitaram, a suspensão do procedimento pelo período de 12 meses, mediante a prestação de trabalho a favor da comunidade (160 horas, num caso, 200 horas noutro, e ainda 240 horas de trabalho num terceiro)».
«Os arguidos anuíram ainda em juntar aos autos um pedido de desculpas à Polícia de Segurança Pública e comprometeram-se em abster-se da prática de atos violentos em manifestações públicas e desportivas durante o período de suspensão dos autos», sublinha a nota.