
© Facebook/DIANARestaurantbraga
Na capital do Minho, a restauração travessa fase de crescimento e renovação, com o aparecimento de novos espaços no centro histórico. Diana, a deusa, serviu de inspiração a um desses locais onde tradição surge aliada à modernidade.
Corpo do artigo
O centro histórico da capital minhota tem vindo a ganhar remoçada vida, graças à renovação em marcha de uma parcela muito significativa dos edifícios mais antigos.
Há outra animação nas ruas de Braga onde o comércio tradicional parece vir a ganhar um pouco mais de fulgor, transformando as artérias em palcos de uma salutar agitação.
A tradição gastronómica da cidade está bem enraizada, mas a restauração passa, igualmente, por uma fase de renovação, revelando uma faceta marcada pela contemporaneidade. Há novos espaços, projetos mais vanguardistas, mas a maioria procura aliar o lado tradicional ao fator inovação.
Na rua Dom Frei Caetano Brandão, nas imediações da sé bracarense, o Diana Restaurante reúne o melhor de dois mundos: a diversidade com base em produtos de qualidade confecionados de modo rigoroso.
TSF\audio\2018\10\noticias\25\tsfmesa25
Espaço confortável, que se divide por dois pisos, com a sala do andar superior vocacionada para grupos; tons claros, réplicas de frescos no teto e algumas camisolas autografadas de futebolistas emolduradas. Ambiente confortável e amesendação cuidada.
À frente da cozinha, após três décadas por londrinas paragens e sempre na órbita da restauração, está o chef Fernando Caridade.
A ementa proposta não foge ao lado mais tradicional, com vários pratos de bacalhau. Um trio de sugestões que inclui o habitual à lagareiro; à Diana, tipo com broa e à casa, frito, com cebola e batata frita, ou seja, uma versão do histórico à Braga.
Nos pratos de carne, costeletão de vitela do Barroso e o cabrito assado com grelos salteados e batata dourada reafirmam essa intenção de manter uma sólida base tradicional, trabalhada com maior criatividade. .
O lado mais internacional, sem fugir á essência mediterrânica, está bem patente nos capítulos de risotos e de massas, que surgem na ementa com preâmbulo repleto de saborosas entradas: alheira à Brás, polvo à galega; salada de abacate com camarão; gambas à guilho e ainda as gyosas - tão na moda - de frango e verdura com molho yakisoba. Harmonizadas com um vinho verde casa de Paços, revelaram boa textura de sabores.
Na lista, figuram ainda rodovalho grelhado e dourada escalada à Diana, nas opções de peixe e, nas escolhas de carne, um quarteto de bifes: à Diana; outro com molho de uísque e cogumelos e mais dois; à pimenta e à portuguesa.
Nas sobremesas, referência para o pudim Abade de Priscos; fondant de abóbora com gelado de baunilha; queijo de cabra frito com doce de abóbora.
Boa carta de vinhos. Serviço diligente no Diana Restaurante, em Braga.
Onde fica:
Localização: Rua Frei Caetano Brandão, 172 - r/c 4700-031 Braga
Telef.: 253 299 801